CATEGORIAS DE ARTIGO (atualizadas Janeiro/2024)
Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração.
Será considerada inovação tecnológica, artigos que apresentem a geração e/ou aplicação de novas ideias, ou novas formas de realizar uma atividade, ou desenvolvimento de um produto, que resulte em melhoria de um serviço, programa, estrutura, produtos e/ou processos para a área da saúde. Preferencialmente deverá ter a apresentação ou disponibilização da inovação, no formato de link ou QR-CODE, para que o leitor possa conhecê-la.
Serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do check list e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.
Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras
Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: procedimentos adotados; sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.
Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.
ANÁLISE DE PLÁGIO
Utilizamos um software para analisar os artigos para detecção de plágio, tendo os seguintes resultados:
– Até 15% de plágio – será enviada uma carta aos autores, contendo orientações e recomendações;
– Acima de 16% de plágio – será realizada a captação dos autores e da instituição, sendo cumpridas as questões e deveres éticos em relação aos trabalhos científicos.
FORMATAÇÃO GERAL DO DOCUMENTO
FORMATO: “.doc”;
FOLHA: Tamanho A4;
MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;
FONTE: Times New Roman; fonte 12 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.
ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o artigo foi redigido ou em transliteração de depoimentos.
NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †, ‡, §, ††, ‡‡, §§, †††, etc.
ESPAÇAMENTO: Duplo no decorrer do artigo, inclusive no resumo.
Simples para título, descritores, citação direta com mais de três linhas, em transliteração de depoimento e referências bibliográficas.
Modelo para download: Template Artigo
ESTRUTURA DO ARTIGO
FORMATAÇÃO DA ESTRUTURA DO ARTIGO
O artigo não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.
As palavras “HIGHLIGHTS”, “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do artigo devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.
TÍTULO
Deve aparecer no mesmo idioma do artigo;
Tem limite de 16 palavras;
CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.
HIGHLIGHTS
Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. Cada frase deverá ter no máximo 75 caracteres.
RESUMO
Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.
Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;
Não poderão conter abreviaturas, nem siglas.
DESCRITORES
Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;
Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;
Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;
Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;
Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → http://decs.bvs.br; lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.
Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.
Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:
DESCRITORES: Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.
INTRODUÇÃO
Deve conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.
MÉTODO
Deve conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.
Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do artigo, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.
Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.
RESULTADOS
Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.
Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.
Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.
DISCUSSÃO
Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.
CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área;
Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.
AGRADECIMENTOS
Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuíram para a realização do estudo.
Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.
Agradecimentos, apoio financeiro ou técnico, declaração de conflito de interesse financeiro e/ou de afiliações:
É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada. Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, solicitamos a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa em todos os artigos submetidos. A partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.
REFERÊNCIAS
As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver.
Limite máximo de 30 referências;
Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;
Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação;
Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica;
ANEXOS
Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.
ORIENTAÇÕES PARA ILUSTRAÇÕES
Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).
São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos.
Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.
Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.
A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.
– O cabeçalho e as fontes (quando houver) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas;
– Deve ser inserida o mais próximo possível do texto;
Tabelas
Forma não discursiva de apresentar as informações, das quais o dado numérico se destaca como informação principal. Tem por finalidade a apresentação de informações tratadas estaticamente, sistematizando dados de modo a facilitar a leitura e interpretação das informações.
– Abertas nas laterais, não se utiliza de linhas para fechar;
– Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;
– Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;
Toda tabela deve ter título, escrito na parte superior (topo), constituído da palavra Tabela, seguido do número em algarismo arábico que a identifica.
Após o título da tabela, incluir nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem o uso do ponto final, conforme exemplo abaixo.
Exemplo:
Os títulos das colunas devem ser curtos: quando abreviados devem constar por extenso na legenda.
Quadros
Quadros se compõem de informações qualitativas e textuais e devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem. Diferente das tabelas, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais com as extremidades fechadas.
Todo quadro deve ter um título, escrito na parte superior, constituído da palavra Quadro, seguido do número em algarismo arábico que o identifica.
Após o título do quadro, incluir nome da cidade, estado, país e ano, conforme exemplo abaixo.
Exemplo:
Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)
O título da figura deve ser colocado imediatamente abaixo desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem ponto final.
Exemplo:
As figuras devem ser anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação, preferencialmente, no formato JPEG, GIF, TIFF ou PNG, com resolução mínima de 300 dpi.
Serão aceitos gráficos e diagramas coloridos; não serão aceitas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).
ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E DEPOIMENTOS
1) Citação indireta ou paráfrase
Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, entre parênteses, e antes do sinal gráfico.
Exemplo: O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes 1.
2) Citação sequencial/intercalada
Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.
Exemplo:
(8-10) – a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.
Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.
Exemplo:
(8,10) – a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.
3) Citação direta com até três linhas
Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo:
(8:13) – a informação se refere à referência 8, página 13.
4) Citação direta com mais de três linhas
Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Times New Roman 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.
O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo:
(8:345-6) – o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.
5) Depoimento
A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Times New Roman 12, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.
Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.
A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.
Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2)