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Normas para submissão de artigo

NORMAS EDITORIAIS

Os artigos submetidos à Cogitare deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR http://www.equator-network.org, do Code of Conductand Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) – http://publicationethics.org/, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors http://www.icmje.org.

O artigo deverá destinar-se, exclusivamente, à Cogitare Enfermagem, não devendo ser submetido a outro periódico, será publicado na integra, obrigatoriamente em português e inglês, e espanhol.

O número máximo de autores está limitado a 7 (sete), solicitações de exceção serão analisadas pelo Editor chefe. Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo; e por agradecimentos.

Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .

 É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
  2. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
  3. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
  4. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

Os autores também deverão explicitar nos artigos, resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolveu seres humanos, se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Para os artigos originais decorrentes de pesquisa realizada no Brasil, indicar o respeito à Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12/12/12.

Nos artigos resultantes de pesquisa que envolva seres humanos, os autores deverão informar no texto que o projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e especificar o número da aprovação pelo Comitê, além de enviar cópia do parecer de aprovação (como documentos suplementares).

Artigos de ensaios clínicos devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE (ICMJE | Home). Desta forma serão aceitos ensaios clínicos registrados em pelo menos uma das seguintes entidades: https://www.clinicaltrials.gov; International Standard Randomised Controlled Trial Number-ISRCTN Registry; UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR); WHO International Clinical Trials Registry Platform https://www.who.int/clinical-trials-registry-platform e no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) ensaiosclinicos.gov.br.

Desde que citados os autores e a fonte. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da Revista Cogitare Enfermagem, transferidos da Declaração de Transferência de Direitos Autorais. Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0.

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, bem como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

A publicação do artigo dependerá do cumprimento das normas da Revista e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

FLUXO EDITORIAL PARA AVALIAÇÃO

Os artigos submetidos à Cogitare passam por um processo de análise, em três etapas distintas.

Depois de submetido no OJS – Open Journal Systems –  http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, é atribuído um número de submissão que será a identificação do artigo no sistema.

Na primeira etapa o artigo é recepcionado e avaliado pelo Editor Chefe, que observará os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta ele poderá ser recusado ou encaminhado ao Editor de Associado, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa o Editor Associado encaminha o artigo ao revisor técnico que realiza a análise do artigo, segundo as normas (preparo do artigo documentação suplementar), e o submete ao software anti-plágio. Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação das normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o artigo adequado às normas, o Editor Associado encaminha-se para dois consultores ad hoc para a análise do texto juntamente com o instrumento próprio de avaliação. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 120 dias).

O Editor de Associado gerencia todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente. Durante todo o processo de avaliação (peer review) omite-se a identificação dos consultores e dos autores.

Após a análise dos pareceristas e da versão final, o artigo poderá ser Recusado ou Aceito, de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Durante o processo de análise e antes do envio do artigo para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o artigo, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Artigos com temas emergentes poderão ter seu processo de avaliação acelerados pelo Editor Chefe da Revista e Conselho de Editoração.

Cabe ao Conselho de Editoração a composição dos volumes para a publicação.

 

SUBMISSÃO DO ARTIGO

  1. Os artigos são publicados na íntegra em português, inglês e espanhol. Os artigos poderão ser redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol. Após aprovação do artigo para publicação será solicitado aos autores:
  • para artigos submetidos no idioma português: tradução na íntegra do texto para o idioma inglês e espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma inglês: tradução na íntegra do texto para o idioma português e espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma espanhol: tradução na íntegra do texto para o idioma inglês e português.

Traduções e revisão ortográfica: será solicitado aos autores que providenciem as devidas traduções e revisão ortográfica. A Revista Cogitare Enfermagem fornecerá uma lista de tradutores e revisores credenciados, os autores ficarão responsáveis por realizar as cotações, pagamentos e envio das versões traduzidas e revisadas para a Cogitare Enfermagem.

  1. O autor correspondente deverá obrigatoriamente realizar o seu cadastro no sistema da revista e informar o endereço ORCID nos METADADOS.
  2. Os demais autores deverão ser informados ao sistema da Cogitare Enfermagem no momento da submissão, e deverão informar o endereço ORCID nos METADADOS. Autores que não estiverem incluídos nos METADADOS no momento da submissão e que não informar o ORCID não poderão serão incluídos na publicação do artigo.
  3. O artigo deve ser submetido no OJS – Open Journal Systems no sitehttp://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/submissao/uma única vez.

 

TAXAS DE PROCESSAMENTO

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a Cogitare enfermagem solicitará:

1.Taxa de Avaliação;

2.Taxa de Publicação;

 

  1. Taxa de Avaliação no valor de R$200,00 deverá ser paga após a aprovação do artigo na Primeira Etapa.

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua aprovação na Primeira Etapa e solicitando o pagamento da Taxa de Avaliação. O boleto para pagamento deverá ser gerado no endereço que será encaminhado no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado em “Documentos suplementares” dentro do sistema da Cogitare Enfermagem.

*Após aprovação do artigo na Primeira etapa o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa de avaliação, o artigo seguirá para a Segunda Etapa da avaliação.

 

  1. Taxa de Publicação será de R$1.000,00 cujo pagamento será solicitado somente se o artigo for “Aceito” para publicação ao final da Terceira Etapa de avaliação.

A Cogitare Enfermagem encaminhará ao autor correspondente a versão final do artigo para aprovação e o boleto da Taxa de Publicação. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

 

Valores de taxas aprovadas pela RESOLUÇÃO Nº 24/22-COPLAD.

 

 

Detalhamento financeiro dos custos por artigo

Serviço%Custo por artigo
Atividades de editoração*40% R$476,00
Equipe de apoio 32% R$384,00
Custos para manutenção institucional18% R$220,00
Aquisição e manutenção de softwares e equipamentos7% R$87,00
Custos eventuais 3% R$33,00

*diagramação; marcação XML, traduções.

 

As comunicações, para esclarecimentos de dúvidas, poderão ser realizadas via e-mail cogitare@ufpr.br ou ufprcogitare@gmail.com

Cogitare Enferm. e-ISSN: 2176-9133


 

 

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