Normas para documentação suplementar

DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR NECESSÁRIA (09/03/2023)

Como parte do processo de submissão, além do artigo, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada:

1. Página de identificação (para todas as categorias de artigo);

2. Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (para artigos originais);

3. Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo);

4. Formulário de conformidade com a ciência aberta. (para todas as categorias de artigo);

Lembrando que a não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do artigo, acarretará em não avaliação do mesmo.

1. PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO

Modelo para download:  Página de identificação

Deve ser preenchida e anexada como documento suplementar.

Título*

Deve ser conciso e refletir a ideia principal do artigo, com no máximo 16 palavras e excluindo a localização geográfica da pesquisa.

*Artigo extraído se tese ou dissertação: informar se o artigo teve origem de tese ou dissertação, indicar o título, instituição, cidade, sigla do estado, pais, ano de defesa. Em caso do artigo ter origem em tese, dissertação, deverá conter asterisco (*) ao final do título.

Categoria do Artigo

Informar a qual categoria o artigo pertence: editorial, artigo original, inovação tecnológica, revisão, relato de experiência/caso, reflexão, comunicação livre.

Autoria

Limitado a (7) sete autores;

Indicar os nomes completos e informações dos autores (Nome da instituição, Unidade, Cidade, Sigla do Estado, País, Orcid e contribuição do estudo por autor*)

*Contribuição do estudo por autor: conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html, os autores e colaboradores deverão registrar o tipo de sua contribuição na produção do artigo;

São considerados 4 critérios mínimos de autoria:

a. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;

b. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;

c. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;

d. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

Todos aqueles designados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria.

Além de ser responsável pelas partes do trabalho que realizou, o autor deve ser capaz de identificar quais colaboradores são responsáveis ​​por outras partes específicas do trabalho. Além disso, os autores devem confiar na integridade das contribuições de seus colaboradores.

São considerados critérios de colaboração:

a. Obtenção de financiamento;

b. Supervisão geral de um grupo de pesquisa ou apoio administrativo geral;

c. Assistência na redação, edição técnica, edição de linguagem e revisão;

d. Outros (especificar).

Autor Correspondente

Autor correspondente é aquele para o qual a Cogitare Enfermagem encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise do artigo. É responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do artigo e aceite formal da versão final do artigo para publicação.

Informar nome, instituição vinculada, endereço (rua, nº, CEP, cidade, estado, país) e e-mail.

O nome do autor correspondente constará como tal por ocasião da publicação do artigo. É sua responsabilidade comunicar à Cogitare Enfermagem qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do artigo.

2. CÓPIA DO PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Para artigo de pesquisa que envolva seres humanos, enviar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do protocolo, emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do artigo. A cópia deve ser anexada como documento suplementar.

A cópia deve ser anexada na íntegra, contendo o parecer de “Aprovado”.

3. DOCUMENTO DE SUBMISSÃO

Modelo para download: Documento de submissão

Este documento inclui a declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de participação no artigo e de conflito de interesses.

Deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como documento suplementar.

4. FORMULÁRIO DE CONFORMIDADE COM A CIÊNCIA ABERTA

Modelo para download: Formulário de Conformidade Ciência Aberta

O autor correspondente deverá informar sobre o alimento da pesquisa e conformidade do artigo com as práticas da ciência aberta.

Deve ser preenchido o “formulário de conformidade ciência aberta” e anexado como documento suplementar.

Cogitare Enferm. e-ISSN: 2176-9133

UFPR nas Redes Sociais