A Especialização tem o objetivo de capacitar os profissionais médicos a atuarem na perícia judicial; trabalhista; securitária; do tráfego; previdenciária e administrativa; com conteúdo de Medicina Legal, com a finalidade primordial de colaborar com as autoridades administrativas, policiais ou judiciárias, na forma de laudo técnico ou parecer que auxiliará o juízo na sua decisão.
O curso possui uma carga horária de 900h (teórica 347h, prática 553h), as atividades remotas são realizadas na plataforma UFPR Virtual com tutoria de médicos peritos, as aulas presencias são uma vez ao mês na sexta à noite e sábado durante o dia, curso reconhecido pelo MEC.
⇒ EDITAL 01/2024 – Inscrição – V Turma 2025
⇒ EDITAL 02/2024 – Candidatos Selecionados – V Turma
⇒ ERRATA DO EDITAL nº 02/2024
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/pospericiasmedicasufpr/ |
Perícia Médica
É todo e qualquer ato propedêutico ou exame, realizado por médico, com a finalidade primordial de colaborar com as autoridades administrativas, policiais ou judiciárias, mediante requisição formal de instituição, pública ou privada, ou de pessoa jurídica, na formação de juízo ao qual estão obrigadas e resultados apresentados sob a forma de laudo técnico ou parecer que auxiliará o juízo na sua decisão, colocando fim a pretensão processual elidida.
Perito Médico
É o profissional da área médica que possui conhecimento especializado em um campo específico da medicina, é necessário ter formação em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Além disso, é recomendável que o perito tenha especialização ou residência médica na área em que atua. Isso garante que ele tenha conhecimentos mais aprofundados e atualizados sobre a área de atuação.
Habilidades
O perito médico deve possuir competência técnica e científica, é imprescindível que detenha os conhecimentos necessários das leis, normas e portarias para que consiga o melhor desempenho em sua função. Para ser um bom perito deve agir com imparcialidade, isenção e independência, ter urbanidade e discrição, ter disciplina operacional, comunicação clara e tomada de decisão assertiva, respeitando com rigor os prazos previamente estipulados e as formalidades pertencentes ao rol da profissão, ter senso de justiça e atuar com ética profissional.