Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva

Menu

Pesquisas


PROJETOS DE PESQUISA REALIZADOS PELO NESC

JÁ CONCLUÍDOS:

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PROGRAMADA E DO CUIDADO AO DIABÉTICO EM UNIDADE DE SAÚDE DO SUS EM COLOMBO – PR (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2009-2010)

OS CONSELHOS DE SAÚDE E A PARTICIPAÇÃO AUTÔNOMA NA CONSTRUÇÃO DO SUS(Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2009-2012)

INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONTAMINANTES QUÍMICOS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO E TRABALHADORES EXPOSTOS NO PARANÁ (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2009-2013)

Descrição: estudo em realização pelo grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC pesquisa)”, linha de pesquisa “Economia Política da Saúde”. Investiga a questão dos danos à saúde advindos da contaminação por agrotóxicos pelo cultivo do fumo no Município de Rio Azul – PR e da contaminação pelo chumbo no município de Adrianópolis – PR.

ATENÇÃO BÁSICA COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2010-2011)

O MOVIMENTO SOCIAL ORGANIZADO NA CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÕES EM SAÚDE EM CURITIBA-PR (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2010-2012)

Descrição: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, ancorado na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva e na epidemiologia crítica. Utilizará a análise de discurso para atender ao objetivo geral que é compreender o discurso do movimento social organizado em Curitiba-PR na definição de intervenções em saúde nos últimos 3 anos (2008 a 2010).

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO MÉDICO RESIDENTE (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2010-2013)

Descrição: identificação dos processos críticos destrutivos e protetores da saúde dos médicos residentes de dois hospitais públicos de Curitiba.

NECESSIDADES EM SAÚDE DOS ADOLESCENTES DE UM TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2012-2013)

Descrição: A saúde define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento do desenvolvimento, para compreender o processo saúde-doença do indivíduo, é preciso ir além dos dados que o caracterizam pessoalmente, em sentido abrangente a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, posse de terra e acesso a serviços de saúde. Mas para conhecer o individuo é preciso compreender a sua história e a relevância desses fatos históricos na vida do sujeito. O processo saúde-doença é antes de tudo resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida (BETTIOL, 2006; CHAVES, 2010). A assistência à saúde, nos serviços de atenção básica, ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimentos, tem sido discutida para atender às especificidades dos adolescentes. A inexistência de discussões dos agravos relacionados a esse grupo e a não organização de ações específicas para atendê-lo tem se tornado uma barreira para o acesso do adolescente ao sistema local de saúde. Assim, esta proposta de pesquisa objetiva reconhecer as necessidades em saúde dos adolescentes de um território do município de Curitiba/PR, no sentido de contribuir com a organização do serviço local de saúde para a elaboração de ações de saúde que considerem a singularidade dos sujeitos que vivem no território sob sua responsabilidade.

O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA DOS MORADORES DE UM TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2012-2014)

Descrição: Entendemos que na vida em nas sociedades atuais existem processos econômicos, sociais de proteção e de desgaste, os quais são determinantes para a saúde, seja de indivíduos ou de coletividades. Como profissionais de saúde promovemos intervenções sobre a realidade de saúde dos sujeitos, assim precisamos compreendê-la nas suas diferentes dimensões: estrutural, particular e singular, para que as ações promovidas sejam efetivas. Assim, propomos este estudo tem com o objetivo de identificar os determinantes do processo saúde-doença dos moradores de um território do município de São José dos Pinhais-PR. Para tanto utilizaremos a proposta metodológica da TIPESC, a qual ha assistência de enfermagem utiliza-se em saúde coletiva. Para captar os dados sobre a determinação da realidade estudada serão realizadas buscas em bancos de dados públicos sobre: modelo econômico, trabalho, historicidade da ocupação do território, morbidade, mortalidade, nascimentos, distribuição populacional por faixa etária e sexo, entre outros. As fontes de dados serão os sites de órgãos públicos, entre eles destacam-se: IBGE, DATASUS, IPARDES, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde. Pensar sobre a satisfação das necessidades em saúde significa considerar e intervir nos processos determinantes do processo saúde-doença e favorecer os processos protetores para a promoção, manutenção, e recuperação da saúde. Como subprojeto de pesquisa se propõe discutir as contradições dialéticas no reconhecimento dos determinantes das necessidades em saúde das famílias moradoras de um território do município nas três dimensões da realidade: singular particular e estrutural, pelo enfermeiro da atenção básica à saúde. Nesta perspectiva de construção de conhecimento espera-se contribuir para a superação do trabalho em Saúde Coletiva centrado no modelo biológico, pois se acredita que a partir do conhecimento das contradições dialéticas no reconhecimento e enfrentamento das necessidades em saúde nos discursos dos enfermeiros e dos usuários, é que se consegue promover intervenções para aquilo que as famílias realmente necessitam.

AÇÕES EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA: O OLHAR DO ENFERMEIRO EM UM DISTRITO SANITÁRIO (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2012-2014)

Descrição: O projeto de pesquisa tem fundamentação teórica e metodológica, é desenvolvido a partir de pesquisas anteriores as quais apontam que o tema “saúde do adolescente” vem sendo discutido e que as políticas públicas não garantem o desenvolvimento de ações no setor saúde para o referido segmento populacional. Os índices epidemiológicos demonstraram que não houve mudanças nos panoramas de ações de promoção à saúde e prevenção de agravos, assim tem se mantido índices de gravidez na adolescência e violência entre os adolescentes do sexo masculino. Os adolescentes,conforme destacado em estudo anterior, indicam que os profissionais de saúde não estão preparados para realização do atendimento ao seu grupo populacional. A temática está abordada na revisão de literatura (adolescente, necessidades em saúde, atenção básica e ações da equipe de saúde). Para sustentar a proposta da pesquisa, destaca-se que a finalidade do presente projeto de pesquisa é contribuir para o planejamento e implementação de ações em serviços de atenção básica à saúde junto ao segmento populacional selecionado. A proposta da pesquisa está fundamentada na pesquisa exploratória de caráter qualitativo, ancorada na Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC), proposta por Egry (1996), por meio da percepção da Realidade Objetiva (RO) nas 3 dimensões que a conformam: singular, particular e estrutural, assim como explorar as contradições existentes entre estas dimensões. Para conhecer quais ações são desenvolvidas na atenção básica, propõe-se a entrevista junto aos enfermeiros, na qual se aborda sobre: quais as necessidades em saúde para os adolescentes são percebidas pelo enfermeiro; quais atividades e ações são desenvolvidas; quem desenvolve as ações e quais as facilidades e/ou dificuldades em realizar as atividades junto aos adolescentes.

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE MÉDICOS E CIRURGIÕES-DENTISTAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2012-2015)

Descrição: A proposta procura testar a hipótese de que existe uma insatisfação no e pelo trabalho de médicos e cirurgiões dentistas que trabalham na Atenção Primária à Saúde, devido ao predomínio da dimensão abstrata. Como metodologia, os autores citam a pesquisa como de caráter qualitativo, e utilizarão como base teórica o materialismo histórico-dialético, recorrendo à análise das categorias de “trabalho concreto” e “trabalho abstrato”. Os relatos obtidos por meio de entrevista serão trabalhados por meio de análise de conteúdo, avaliando-se questões consideradas pelos autores como “relevantes”.

IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS CRÍTICOS PROTETORES E DESTRUTIVOS DA SAÚDE DOS PROFESSORES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2012-2015)

Descrição: Estudam-se os processos determinantes da saúde/doença dos professores da rede estadual de ensino do Paraná nos espaços do trabalho, do consumo, da vida política, da vida ideológica, da vida de relação com o meio ambiente, nas instâncias singular, particular e geral. Utiliza-se como método a elaboração da “matriz de processos críticos”desenvolvida por Jaime Breilh.

A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESTRESSE DO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UFPR QUE NÃO MORA COM A FAMÍLIA EM CURITIBA EM SEU DESEMPENHO ACADÊMICO (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2013-2014)

Descrição: A busca pelo entendimento da incidência do estresse entre estudantes de medicina, suas causas e consequências, é crescente. O tema tem sido alvo de pesquisas, visto que a influência se dá em amplos aspectos, principalmente no que se refere à qualidade de vida do estudante, o reflexo na sua formação médica e o futuro atendimento a pacientes. Apoderar-se da base teórica utilizada para a prática médica é crucial para intervenções adequadas e com autonomia intelectual, uma vez que a compreensão dessa base torna possível o entendimento dos processos de saúde-doença e seu enfrentamento apropriado. Os conhecimentos adquiridos pelo médico em sua formação fornecem-lhe segurança para atender adequadamente, formular diagnósticos corretos, executar procedimentos e buscar informações adicionais em fontes corretas quando necessário. Diante disto, propõe-se o presente estudo visando avaliar o grau de estresse do estudante de Medicina da UFPR que não mora com a família na cidade de Curitiba em comparação aos que moram; verificar o rendimento acadêmico destes estudantes em comparação aos que moram com a família;verificar se o estudante de Medicina da UFPR que não reside com a família em Curitiba é mais estressado que os demais, e estabelecer uma relação entre o estresse e o rendimento acadêmico.

TRAJETÓRIA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2013-2014)

Descrição: Trata-se de uma proposta de pesquisa exploratória de caráter quantitativo e qualitativo, ancorada na Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) proposta por Egry (1996) e deriva de reflexões originadas dos trabalhos: “Competência Avaliativa do Enfermeiro para o Reconhecimento e Enfrentamento das Necessidades em Saúde das Famílias” (CHAVES, 2010); “As contradições dialéticas nos discursos dos enfermeiros e dos usuários no reconhecimento e enfrentamento das necessidades em saúde”, e que ainda se encontra em andamento. Este estudo pretende analisar a trajetória de usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, e como ocorre o reconhecimento e o enfrentamento das necessidades em saúde da população usuária do serviço no processo de trabalho do enfermeiro, no sentido de contribuir com a organização do serviço local de saúde para a elaboração práticas sanitárias que considerem a singularidade dos sujeitos que vivem no território sob sua responsabilidade.

A SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO VOLUNTARIADO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2013-2014)

Descrição: Projeto de pesquisa está fundamentado em referencial teórico e metodológico que possibilita a reflexão sobre o voluntariado em uma instituição hospitalar pública de ensino na perspectiva de sistematizar as ações dos voluntários no processo de assistência à saúde na referida instituição. A temática do estudo está abordada na revisão da literatura sobre o histórico do voluntariado no mundo e na assistência à saúde no Brasil. No referencial, com os autores selecionados, se reflete sobre a contradição entre a ação técnica em saúde e a ação do voluntariado no mesmo cenário, no caso, na assistência. Nesse sentido, se problematiza o objeto de estudo delimitado e se aponta a necessidade de superar as ações, as quais ocorrem de forma não sistematizada, para um processo sistematizado e articulado com os profissionais de enfermagem, pois estes últimos são aqueles que acompanham e solicitam a ação dos voluntários no serviço.A pesquisa está ancorada em um referencial metodológico e a técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados permitirá levantar dados de natureza mais rica, pois permitirá acesso à opinião mais extensa dos entrevistados, podendo inclusive intervir durante as suas falas para que estas fiquem mais elucidadas. Outra fonte dado a ser utilizada, serão os bancos de dados dos serviços nos quais os voluntários atuam para a caracterização do processo de trabalho no hospital, entre outros dados relevantes para compreender o processo histórico do voluntariado na instituição.

A MÍDIA BRASILEIRA E A ANÁLISE SOBRE AS FUNDAÇÕES DE SAÚDE (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2014-2015)

Descrição: Análise dos conteúdos apresentados em alguns veículos da mídia, confrontando sua filiação ideológica e seu posicionamento em relação às Fundações de Saúde.

O CONCEITO DE SAÚDE NA SAÚDE COLETIVA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA CRÍTICA SOCIAL E HISTÓRICA À TOMADA DO CORPO E SEU ADOECIMENTO NA MEDICINA DA MODERNIDADE (Coord.: Prof. Marcelo José de Souza e Silva) (2014-2017)

Descrição: A Saúde Coletiva tem se orientado progressivamente para a prevenção das doenças e a promoção da saúde dos indivíduos e, na esfera populacional, dos cidadãos. Contudo, orientada mais às práticas de intervenção, dentro da própria noção de prevenção e a de promoção, pouco sistematizando quais as concepções de saúde em que se apoiam tais intervenções. O presente projeto de pesquisa se constitui enquanto estudo sobre o termo saúde, buscando suas definições e delimitações, dentro da Saúde Coletiva. A partir dos anos 1990, há uma diversificação dos estudos nessa área relativamente à promoção da saúde, sendo que até esse período, saúde foi, sobretudo, conceituada pela negativa das doenças. Tendo em vista que o conceito de doença foi construído em torno à visão do sentido do corpo na sociedade moderna, o presente estudo irá tomar por base as concepções de corpo existentes na Medicina da modernidade a fim de articulá-las com as noções de saúde nessa produção. Serão analisados artigos, livros, teses e dissertações que procuram explicar o que é saúde, articulando esse significado à concepção de corpo que a fundamenta, para alcançar uma tipologia entre corpo e saúde. A análise busca identificar nas diversas obras a diversidade de sentidos do termo saúde na construção de noções ou conceitos, submetendo toda essa análise tipológica ao referencial histórico em que se articulam usos sociais do corpo, sociedade e adoecimentos. Embora muito se tenha publicado acerca da saúde, a presente abordagem metodológica é original e pode apontar para possível permanência ou ruptura histórica entre a Saúde Coletiva e a Medicina, colocando em questão a concepção de integralidade que a primeira cunhou.

O CUIDADO MÉDICO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS DA ECONOMIA POLÍTICA NA OBRA “O DILEMA PREVENTIVISTA DE SÉRGIO AROUCA” (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2015-2017)

Descrição: A obra “O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva”, de Sérgio Arouca, é considerada uma das principais referências para ancorar o pensamento da medicina social no Brasil, assim como da Saúde Coletiva,além de ter contribuído para o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira. Baseado nesta perspectiva,justifica-se a necessidade de analisar os conceitos da Economia Política de Karl Marx utilizados pelo autor, na obra referida, no que tange à sua elaboração teórica sobre o papel do cuidado médico na sociedade capitalista. Busca-se também discriminar os conceitos e as relações que estes estabelecem entre si e com o conjunto da obra, e verificar quais foram os referenciais teóricos que embasaram a reflexão do autor.

A ORIGEM DO SISTEMA UNIVERSAL DE SAÚDE NA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA E NA INGLATERRA (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-2017)

Descrição: Introdução: Três ondas de legislação contribuem para a configuração dos sistemas de saúde na Europa: uma primeira que, no século XIX, forneceu subsídios governamentais para sociedades mútuas dos trabalhadores, uma segunda, já no século XX, marcada pela criação dos seguros sociais baseados na experiência de Bismarck na Alemanha e uma terceira, pós-segunda Guerra Mundial, que culminou com a universalização da proteção social em saúde como é o caso do sistema universal implantado no regime do WelfareState na Inglaterra. A influência do ideário socialista e da luta de classes não está devidamente considerada na compreensão tanto do modelo erigido na própria União Soviética, quanto do modelo universal inglês. Objetivo: desvelar os processos sociais de maior relevância para a instituição da universalidade do direito à saúde na antiga União Soviética e na Inglaterra. Método: Com base no método materialista histórico dialético, propõe-se realizar pesquisa de caráter exploratório, com base bibliográfica e documental. Resultados esperados: compreensão da determinação social do direito universal à saúde na União Soviética e na Inglaterra e da sua relação com a luta de classes. Descritores: Acesso Universal à Saúde, URSS, National Health Service, Luta de Classes.

INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE GESTÃO DO TRABALHO NA SAÚDE DO BANCÁRIO (Coordenador: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-2017)

Descrição: Análise da conformação contemporânea do trabalho nas instituições bancárias e suas consequências sobre a saúde dos bancários.

EM ANDAMENTO:

PROCESSOS DE DESGASTE E DE PROTEÇÃO NA VIDA DOS ADOLESCENTES DE UM TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2014-….)

Descrição: Para compreender o processo de vida do indivíduo, é preciso ir além dos dados que o caracterizam pessoalmente, nesse sentido, é necessário compreender os processos que determinam as suas condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, posse de terra, participação comunitária, assim como, o acesso aos serviços que o Estado lhe oferece. Com relação à saúde tem se discutido como atender às especificidades dos adolescentes nos serviços de atenção básica com ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimentos. A inexistência de discussões sobre os processos que determinam os agravos relacionados a esse grupo e a não organização de ações específicas para atendê-lo tem se tornado uma barreira para o acesso do adolescente ao sistema local de saúde. Esta proposta de pesquisa objetiva caracterizar os processos de desgaste e de proteção determinantes na vida destes indivíduos, assim como caracterizar os serviços e ações que atendem a este grupo em um determinado território de Curitiba/PR, no sentido de contribuir com a elaboração de ações de saúde e educação que considerem a singularidade dos adolescentes que ali vivem. Na segunda fase do estudo estamos explorando os achados sobre a violência contra os adolescentes que moram do território a partir dos discursos dos participantes de estudos encerrados. No momento estamos propondo a terceira fase do estudo para aprofundar a discussão sobre os casos relatados que tenham características de violência contra adolescentes do sexo feminino, e ainda, refletir sobre os processos de determinação desses casos, sejam esses nas dimensões singular, particular ou estrutural que definem o modo de viver naquela comunidade, logo as expressões de violências. Os dados a serem analisados seriam do banco de dados dos estudos intitulados: “gravidez na adolescência: o perfil da escolar adolescente gestante em um território de Curitiba/PR”; “Vulnerabilidade na adolescência: a perspectiva de gestores e líderes do movimento social organizado em um território de Curitiba-PR” e “Promoção da saúde do escolar adolescente em vulnerabilidade: uma proposta de ações de educação em saúde”,sendo a primeira uma monografia de conclusão de curso e as demais dissertações de mestrado vinculadas ao Grupo de pesquisa NESC/UFPR, todas defendidas em 2015. Como subprojeto de pesquisa foi desenvolvido um estudo ecológico, ancorado na Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, que teve como objetivo conhecer o panorama de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) de adolescentes na 2ª Regional de Saúde do Paraná e relacionar os aspectos que determinam o perfil dessas hospitalizações. Para coleta de dados se utilizou elementos secundários das internações no período de 2010 a 2014, disponíveis eletronicamente para acesso público no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Para a identificação das causas sensíveis à atenção primária foram considerados os diagnósticos constantes na Lista Brasileira de Condições Sensíveis à Atenção Primária, analisadas segundo idade, sexo e grupo de causas de internação, com informações tabuladas sob o auxílio do aplicativo Tabwin – Versão 3.2. Este teve a dissertação defendida em dezembro de 2016.

IMPACTO DO PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS NO BRASIL NA MELHORIA DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS (Coord.: GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-….)

Descrição: Introdução: Os agrotóxicos são responsáveis por impactos sociais, ambientais e para a saúde pública e milhares de pessoas são intoxicadas todo ano. As intoxicações podem ser causadas por exposição dérmica, inalação ou através da ingestão de água e alimentos contaminados (ABRASCO, 2012). No Brasil, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos Alimentos (PARA) monitora desde 2001 a quantidade de agrotóxicos nas hortaliças expostas à venda em diversos municípios brasileiros. De 2001 a 2007 foram analisados 7.321 amostras de alimentos, 9 tipos de alimentos monitorados, 92 ingredientes ativos analisados e os resultados já mostravam um número elevado de substâncias não permitidas no país sendo usadas nos alimentos. Entre 2013 a 2015, aumentou o número de amostras, tipos de alimentos analisados e número de princípios ativos, porém ainda se encontram amostras insatisfatórias, inclusive com substâncias não autorizadas para aquela cultura. Diante disso propõe-se realizar uma análise dos resultados do programa ao longo destes anos, suas ações, impacto para a melhoria da qualidade dos alimentos expostos aos consumidores, suas fragilidades e potências, para que se possa qualificar e efetivar o programa enquanto uma Política Pública de Saúde. Objetivo: Analisar se as informações geradas pelo PARA subsidiam ações de melhoria na qualidade dos alimentos, no que tange a presença de agrotóxicos nos mesmos. Material emétodos: Será realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva através de análise documental dos relatórios de atividades do PARA publicados nos sítios eletrônicos da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de todos os anos, desde a sua implantação, nos quais constam os diagnósticos encontrados e a conduta adotada nos casos de irregularidades. Resultados esperados: Através da verificação da série histórica dos resultados encontrados no programa será possível observar os tipos de hortaliças analisadas, a evolução do número de amostras pesquisadas, a evolução da quantidade de agrotóxicos em cada alimento, quais os princípios ativos encontrados, a presença ou não de agrotóxicos proibidos no país, a rastreabilidade dos produtos analisados, bem como o formato no qual cada relatório vem sendo elaborado no decorrer destes anos que podem, ou não, facilitar a efetividade do programa.

A COMPRA DE SERVIÇOS PRIVADOS NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA: EXPRESSÃO DE PRIVATIZAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE? (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-…..)

Descrição: Introdução: Quando a disponibilidade de oferta de serviços na rede pública de saúde é insuficiente para atender às demandas de toda a população, o gestor local, regional ou estadual pode complementar com a contratação de serviços privados, desde que comprovada a necessidade e a impossibilidade de ampliação dos serviços próprios. Tal modalidade de oferta pode conferir ao Sistema Único de Saúde (SUS) um papel de convênio, principalmente no que se refere à atenção especializada e hospitalar, afetando o planejamento ascendente e integrado, e as diretrizes e princípios do SUS, com a desintegração do cuidado, da longitudinalidade e o acesso dificultado dos usuários. Objetivo geral: Analisar a relação público-privado na oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade pelo SUS no estado do Paraná. Objetivos específicos: Caracterizar o perfil dos atendimentos na média e alta complexidade do SUS no estado do Paraná; Dimensionar o percentual de serviços públicos e privados de média e alta complexidade no Paraná; Analisar os custos da compra de serviços e procedimentos do setor privado, pelo setor público, nos municípios do estado do Paraná; Analisar a variação da relação público-privada desde a criação do SUS até o ano de 2015 comparando com o âmbito nacional. Metodologia: estudo descritivo e analítico. Inicia com uma pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Em sua etapa descritiva, será realizada a busca de dados em fontes secundárias, como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o Sistema Informação de Orçamento Público em Saúde (SIOPS), entre outros sistemas e bancos de dados, e a organização dos mesmos. A partir dos dados coletados, tanto nos sistemas de informação quanto em documentos, seguirá a etapa da pesquisa de análise dos resultados, em diálogo com a teoria.

A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE O PROCESSO E CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE DIREITO PRIVADO (Coord: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-….)

Descrição: Nesta pesquisa buscamos compreender o processo e condições de trabalho de uma empresa pública de direito privado do Sistema Único de Saúde, modelo de gestão que integra a Administração Pública e segue as regras constitucionais impostas aos entes públicos com regime de direito privado. O contrato da empresa pública muda a lógica e o controle do financiamento dos serviços, instituindo a remuneração por resultados, buscando garantir maior transparência quanto às metas e valores acordados, contribuir para a melhoria da gestão e da efetividade do direito à saúde. Tais medidas, no entanto, podem contribuir para inserção de uma lógica produtivista com intensificação da exploração dos trabalhadores. Diante disso propõe-se a presente pesquisa no sentido de conhecer a percepção dos trabalhadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, sobre o processo e as condições de trabalho resultantes desta nova forma de gestão.

DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE (Coord.: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-….)

Descrição: A explicação da gênese da saúde e da doença ocorre em meio à disputa entre a compreensão biologicista, individual e a coletiva. a primeira localiza no corpo dos indivíduos a origem das questões de saúde e o foco de intervenção. A segunda busca relacionar as condições de vida como determinantes da saúde e da doença. A disputa entre os modos de explicação prossegue entre a localização nos fatores determinantes e na determinação social dos processos que envolvem o viver, adoecer e morrer. A ideia da determinação social é de que a forma como a sociedade se organiza determina, em última instância, maiores ou menores possibilidades de viver com saúde. Tal ideia sofre, também, diversas interpretações nas produções científicas, advindas da adesão a vertentes filosóficas variadas, para explicar as bases científicas de organização da sociedade e suas repercussões sobre as condições de vida e saúde. O presente projeto propõe analisar, em diversos autores, a compreensão da determinação social da vida em sociedade, com destaque para a saúde, a partir do materialismo histórico.

OBSERVATÓRIO DO USO DE AGROTÓXICOS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL NO PARANÁ (Coordenador: Prof. GuilhermeSouza Cavalcanti de Albuquerque) (2016-….)

Descrição: O estado do Paraná é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos no Brasil, país que mais utiliza agrotóxicos no mundo. O modelo agrícola aqui utilizado potencializa a contaminação humana e ambiental impondo uma condição de vida de alto risco para as intoxicações. Mesmo dispondo de vários bancos de dados em diversas instituições públicas, o Paraná não dispõe de informações que permitam monitorar o uso dos agrotóxicos e seus efeitos sobre a população. Diante disso propôs-se a criação do OBSERVATÓRIO DO USO DE AGROTÓXICOS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL NO PARANÁ, que através de pesquisa científica busca contribuir para a produção de conhecimento sobre o assunto. O trabalho conta com docentes e discentes de diversas áreas da graduação e pós-graduação, na estruturação do observatório para a produção e disponibilização de informações, que permitirão o monitoramento da questão, a partir de dados secundários, existentes em instituições públicas diversas. A pesquisa está ligada à linha de estudos Marxistas em Saúde do grupo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS NO ÂMBITO DA EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR NA PERSPECTIVA DA SAÚDE COLETIVA (Coord.: Profa. Liliana Müller Larocca) (2010-….)

Descrição: Este projeto, em parceria com o Serviço de Epidemiologia do HC/UFPR e com diálogos com a SMS de Curitiba, SESA-PR e UNICENTRO, desenvolve investigação de agravos, na perspectiva da determinação social do processo saúde-doença, da Epidemiologia Crítica e da TIPESC – Teoria da Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva. Está fundamentado na Linha de Pesquisa: “Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem” dos Programas de Pós-Graduação Acadêmico e Profissional de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. No Programa de Mestrado em Saúde Coletiva, este projeto está vinculado à Linha de “Políticas de Serviços de Saúde” (com uma orientação iniciada em 2015). Nos últimos anos, expandiu-se o olhar para além do Serviço de Epidemiologia Hospitalar, estabelecendo diálogos com a Vigilância Epidemiológica municipal e estadual. Em 2015, este projeto continuou seu desenvolvimento, sendo que constou de 02 subprojetos de teses, 05 subprojetos de dissertação (03 em mestrados acadêmicos – com 01 defesa e 02 em mestrado profissional, com 01 defesa). As produções vinculadas encontram-se registradas. Em 2016, o projeto constou com 02 subprojetos de doutorado e 03 subprojetos de mestrado (Enfermagem, Mestrado profissional em Enfermagem e Mestrado em Saúde Coletiva). Fazem parte (como subprojetos) em 2017 as seguintes pesquisas: ABORTAMENTO LEGAL: ESTUDO DE CASO NUM HOSPITAL PÚBLICO DO SUL DO PAÍS (mestrado); GESTÃO DO CUIDADO À HANSENÍASE: ESTUDO DE CASO EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL (doutorado); PROTEÇÃO E DESGASTE: A DIALÉTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NO ESTADO DO PARANÁ (doutorado); VIOLÊNCIA DE GÊNERO: PROPOSTA DE ACOLHIMENTO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS DE ATENDIMENTO À SAÚDE (mestrado profissional).

REFLEXÃO SOBRE O USO DA VACINA ANTI-RÁBICA: A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM PARA A ASSISTÊNCIA EM UMA REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2016-…)

A EPIDEMIA DE HIV/AIDS EM ADULTOS JOVENS NO PARANÁ: OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES PARA O ENFRENTAMENTO (Coord.: Profa. Maria Marta Nolasco Chaves) (2016-…)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como questão norteadora: quais são os limites e as potencialidades para o reconhecimento e enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids em adultos jovens no Paraná? Assim, objetiva: reconhecer os limites e as potencialidades para o reconhecimento e enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids em adultos jovens no Paraná e Identificar as práticas sanitárias e os instrumentos utilizados para o reconhecimento e enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids em adultos jovens no Paraná. A base filosófica que norteará os estudos é o Materialismo Histórico Dialético e a base teórica está ancorada na Epidemiologia Crítica (BREILH, 2006) e na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) (EGRY, 1996). A proposta de pesquisa será desenvolvida a partir de subprojetos de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, conforme a delimitação de cada objeto a ser investigado. Nos estudos estarão envolvidos alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.

INFLUÊNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: INSTRUMENTO DE MUDANÇA OU PRESERVAÇÃO? (Coord.: Prof. Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque) (2017-…)

Descrição: A pesquisa busca analisar o potencial do Projeto Terapêutico Singular para o fortalecimento dos processos protetores da saúde e combater os processos destrutivos. Problema de pesquisa: o Projeto Terapêutico Singular oferece instrumentos com potencial para influir nos processos determinantes da saúde para além do âmbito do indivíduo, ou mais contribui para adaptação do mesmo às condições de existência?

O PAPEL SOCIAL DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (Coord.: Prof. Marcelo José de Souza e Silva) (2017-….)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel da residência multiprofissional em saúde da família em relação à sua formação pelo trabalho.

INFLUÊNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: INSTRUMENTO DE MUDANÇA OU PRESERVAÇÃO? (Coord.: Prof. Marcelo José de Souza e Silva) (2017-….)

Descrição: O objeto de pesquisa busca compreender as contribuições do projeto terapêutico singular para mudanças ou preservação dos processos de determinação da saúde e da doença.

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva
Rua Padre Camargo, 280 - 7º andar
CEP: 80060-240 - Alto da Glória - Curitiba (PR) - Brasil
Telefones: (41) 3360-7241
E-mail: nesc.ufpr@hotmail.com


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR