O Biobanco de Dentes Humanos da UFPR (BDH-UFPR) é gerenciado pelo Programa de Extensão “Banco de Dentes Humanos da Universidade Federal do Paraná: educação em saúde”, coordenado pela Profª. Drª. Yasmine Mendes Pupo. Além disso, abrange os Projetos de Extensão “Captação, limpeza e armazenamento de dentes humanos” e “Dente Presente: um olhar para a ciência”, bem como à diversos cursos e Eventos de Extensão.
O Projeto de Extensão “Captação, limpeza e armazenamento de dentes humanos”, coordenado pela Profª. Drª. Ivana Froede Neiva, é responsável por conscientizar a população sobre a importância e necessidade da doação de órgãos dentários. Ademais, o projeto também possui a incumbência de arrecadar dentes extraídos, evitando assim o descarte indevido de material biológico e, consequentemente, minimizando o risco de contaminação cruzada. Após captados, os dentes são limpos, esterilizados, classificados e armazenados no BDH-UFPR.
A captação dos dentes ocorre nas clínicas, centro cirúrgico e pronto atendimento do curso de Odontologia da UFPR, em Unidades Básicas de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana e através de doações de clínicas externas e cirurgiões-dentistas. Todos os dentes coletados são registrados e seus termos de cessão correspondentes arquivados.
Os dentes recebidos, depois de registrados e esterilizados, são limpos. Essa limpeza consiste na remoção de possíveis cáries, restaurações e cálculos dentários. Em seguida, os dentes são classificados conforme o grupo anatômico e armazenados em armários específicos. A execução dessas atividades é feita pelos alunos partícipes do projeto que, através do desempenho de todas as funções anteriormente citadas, aprimoram seus conhecimentos anatômicos, habilidades manuais e domínio técnico das abordagens clínicas ensinadas durante a graduação.
O objetivo do Projeto de Extensão “Dente Presente: um olhar para a ciência”, coordenado pela Profª. Drª. Andresa Carla Obici, é incentivar e receber a doação de dentes decíduos e conscientizar pais/responsáveis e crianças de que o dente é um órgão e que, por esse motivo, necessita de um correto armazenamento ou descarte, tal como é realizado pelo BDH-UFPR. Graças às atividades deste projeto o BDH-UFPR é capaz de fornecer dentes decíduos para atividades de ensino, extensão e pesquisa que promovem o aprendizado da anatomia dos órgãos dentários da primeira dentição.
O projeto é desenvolvido através de visitas em Escolas Municipais de Curitiba em parceria com a disciplina de Odontopediatria da UFPR. Durante as visitas são realizadas atividades interativas e educativas com as crianças com o objetivo de enfatizar a importância da doação do órgão dentário.