Nesta sexta-feira (18) aconteceu a abertura do curso Especialização em Saúde para professores do Ensino Fundamental e Médio, promovido por meio de uma parceria entre o Departamento de Enfermagem da UFPR, a Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (CIPEAD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Essa é a quinta turma do curso, que está em seu décimo ano de funcionamento, e é destinado a professores de mais de dez cidades do estado do Paraná. O objetivo da formação é transformar o conhecimento científico já produzido em saúde em saber disponível aos professores da Educação Fundamental e Média, para que eles desenvolvam um conjunto de competências básicas relativas à saúde – necessárias para o exercício da docência – e as utilizem em suas práticas educativas como recurso para a formação de cidadãos saudáveis.
A coordenadora da iniciativa, Mitzy Reichembach, conta que saúde e educação são temas correlatos e que dentro da realidade das salas de aula, existem situações que os professores precisam saber enfrentar. “Durante o curso os professores farão o levantamento de uma questão de saúde que esteja acontecendo em sua sala de aula e, ao final, irão propor um projeto de intervenção a ser colocado em prática para resolvê-la”.
A realidade escolar apresenta diversas situações de saúde às quais os profissionais de educação devem estar atentos como sexualidade, aborto, gravidez na adolescência, uso de drogas, bullying, violência e até questões de higiene. “Tivemos um caso de uma escola indígena em que os professores queriam se aprofundar a respeito de doenças transmissíveis. Então o professor foi a uma aldeia levar informações de saúde atualizadas para uma realidade completamente diferente, isso tem um impacto muito grande”, diz Mitzy.
Além de a UFPR ser idealizadora e instituição que possibilitou a atividade por meio do convênio com o Ministério da Educação, os professores do Departamento de Enfermagem da instituição foram os organizadores das partes de conteúdo, estrutura e metodologia do curso.
A especialização tem o apoio da UFPR, da CAPES, da Universidade Aberta do Brasil e de Secretarias de Educação municipais. Com 150 alunos inscritos, o curso compreende quatro módulos diluídos em dois anos de duração que abordam temáticas voltadas à prática da territorialização na comunidade em que as escolas estão inseridas, educação em saúde para alunos e comunidade, ética e métodos didáticos em educação para a saúde.
Fonte http://www.ufpr.brufpr/blog/noticias/especializacao-em-saude-para-professores-do-ensino-fundamental-e-medio-e-tema-de-curso-promovido-pela-ufpr/
A Revista Cogitare Enfermagem torna público Edital para seleção de bolsistas e convoca os interessados a participarem.
Data e local das inscrições:
Acesse o Edital 01/2017 completo clicando aqui.
A UFPR abriu nesta segunda-feira (7) o período de inscrições para alunos com registro regular na instituição (matrícula ativa ou trancada) que desejem mudar de campus, de turno ou de habilitação dentro do mesmo curso. É a primeira etapa anual do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). As inscrições vão até as 16 horas do dia 14 de agosto, no site http://www.prograd.ufpr.br/provar/.
Podem concorrer às vagas disponíveis nesta etapa os alunos que tiverem cumprido no mínimo 20% das disciplinas e no máximo 80% da carga horária total do curso. Outra exigência é nunca ter efetuado mudança de campus, turno, habilitação ou reopção de curso. Também não podem concorrer alunos que ingressaram na UFPR por meio de aproveitamento de curso superior, complementação de estudos, reintegração de ex-aluno ou transferência externa.
Os resultados da primeira etapa do Provar serão divulgados no dia 25 de agosto, no site do programa.
O Provar
O Provar é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em cursos de graduação. Ele é dividido em várias modalidades, que atendem alunos da UFPR, ex-alunos e também a comunidade externa (alunos de outras instituições de ensino superior e pessoas que já tenham se graduado).
A oferta de vagas depende da disponibilidade em cada curso. Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição em cada modalidade. Se for aprovado em mais de uma modalidade deverá optar por apenas um curso.
A próxima etapa do Provar ocorrerá a partir do dia 4 de setembro, e será aberta a alunos de outras Instituições que desejam transferência para a UFPR .
Confira abaixo o calendário completo do Provar 2017/2018.
MUDANÇA DE TURNO, HABILITAÇÃO OU CAMPUS (para alunos da UFPR)
07/08/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
14/08/2017 – Prazo final para inscrições (até as 16h)
16 e 17/08/2017 – Entrega de documentação
25/08/2017 – Divulgação do edital de resultado
TRANSFERÊNCIA EXTERNA (Alunos de outras Instituições que desejam transferência para a UFPR)
04/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
04/09/2017 a 15/09/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**
25/09/2017 – Prazo final para inscrições e pagamento do boleto (até 23h59min)
11/10/2017 – Divulgação do ensalamento na internet
15/10/2017 – REALIZAÇÃO DAS PROVAS (mudança de horário de verão)
05/01/2018 – Divulgação do edital dos CLASSIFICADOS no processo (Neste momento a transferência ainda não está confirmada, é divulgado apenas os candidatos que estão aptos a continuar. Na sequência é feita a análise dos critérios exigidos no edital de inscrição e divulgado o resultado final dos aprovados.)
Data a ser divulgada – Edital dos aprovados
Data a ser divulgada – Registro acadêmico
REOPÇÃO DE CURSO (Alunos da UFPR que desejam trocar de curso)
18/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
09/10/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)
18 e 19/10/2017 – Entrega de documentação
30/10 a 03/11/2017 – semana da prova específica para cursos que utilizarão este critério (o dia da prova para cada curso será divulgada no edital de inscrição)
27/11/2017 – Divulgação do edital de resultado
06 e 07/12/2017 – Novo registro acadêmico (o candidato que tenha seu nome divulgado no edital de resultado e não comparecer perderá a vaga na UFPR).
REINTEGRAÇÃO DE EX-ALUNO (Alunos da UFPR que abandonaram o curso e desejam retornar para o mesmo)
06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**
20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)
29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação
12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado
Data a ser divulgada – Registro acadêmico
COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS (Graduados com uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso)
06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**
20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)
29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação
12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado
Data a ser divulgada – Registro acadêmico
APROVEITAMENTO DE CURSO SUPERIOR (Graduados há pelo menos 02 anos que desejam outro curso de graduação)
06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições
06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**
20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)
06 e 07/12/2017 – Entrega de documentação
12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado
Data a ser divulgada – Registro acadêmico
* as datas podem ser alteradas.
** a partir do dia 21/08 serão divulgadas informações sobre o procedimento para pedido de isenção da taxa de pagamento da inscrição.
fonte: http://www.ufpr.brufpr/blog/noticias/provar-abre-inscricoes-para-alunos-da-ufpr-que-querem-mudar-de-campus-turno-ou-habilitacao-no-mesmo-curso/
Estão abertas as inscrições para o curso de Metodologia da Educação Superior voltado para professores da UFPR. O curso é ofertado em parceria pela PROGRAD e PROGEPE desde 2012 e gerenciado pela Coordenação de Políticas de Formação de Professores.
O curso propicia o estudo e a reflexão sobre temas relevantes da ação docente na educação superior bem como o contato e aperfeiçoamento de procedimentos didáticos e avaliativos. Espera-se, com isso, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na universidade e mais qualidade de vida para o docente.
Além do contato com conteúdos e autores da área, uma característica importante do curso de Metodologia da Educação Superior é a interação entre professores ingressantes e veteranos, de diversas áreas do conhecimento, o que contribui para a melhor compreensão da docência universitária e do papel do professor no século XXI.
A carga horária total do curso é de 100 horas. O cronograma prevê 88 horas de atividades a distância e 12 horas presenciais distribuídas em 3 encontros: 1 aula inaugural no dia 5 de agosto, participação de uma oficina ou palestra na V Jornada de Formação Docente entre 18 e 22 de setembro e o Seminário Final com mostra de trabalhos no dia 28 de outubro.
O curso é dirigido a todos os docentes da UFPR e uma oportunidade aos professores em estágio probatório atenderem a resolução 60/12 (CEPE-UFPR), que exige dos professores nesta condição a frequência a 100 horas de atividades com conteúdo pedagógico ofertadas pela Prograd.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de julho.
Para efetuar a inscrição, clique aqui.
Autor: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional