Uma breve narrativa da criação do departamento.
O Departamento de Medicina Integrada está vinculado ao Setor de Ciências da Saúde da UFPR, atendendo o curso de graduação de Medicina e os de pós-graduação ofertados pelo Setor de Ciências da Saúde.
O departamento de Medicina Integrada abrange áreas de Promoção da Saúde, Integração de Conteúdos, Habilidades Clínicas, Trabalho de Curso, Treinamento e Simulação, Administração Médica e os Estágios Integrado e Externo à UFPR.
A qualidade de atenção pautada no pensamento crítico, nas evidências científicas e na integralidade dos diversos saberes e áreas do conhecimento, principalmente as áreas básicas com o profissionalizante será oferecido por duas disciplinas deste novo departamento. É fundamental para o aprendizado, a prática médica ser realizada em ambientes protegidos e controlados com simuladores da realidade, avaliando o erro de cada aluno como suporte pedagógico ao processo ensino-aprendizado. Não é mais possível e ético que os alunos encontrem nos pacientes dos hospitais e das unidades de saúde seu meio de aprender a fazer. Este novo departamento conta com laboratório de Treinamento e Simulação e professores treinados em metodologias ativas de ensino. Estas disciplinas complementam o aprendizado obtido nos outros departamentos, visando o lado saber-fazer nos simuladores, garantindo alto padrão da prática médica de modo a evitar riscos, efeitos adversos e danos aos usuários.
Através das disciplinas do Trabalho de curso, também integradas neste departamento, é buscado a análise crítica e contextualizada nas evidências científicas de modo a otimizar a aplicação de conhecimentos e metodologias, de modo a produzir melhorias na qualidade integral à saúde da população e no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
No Estágio Integrado o aluno desenvolve a capacidade de aprendizado individual e em grupo e criar espírito crítico para reconhecer os pontos fundamentais da carreira. E o Estágio Optativo Externo possui a oportunidade ao aluno conhecer outras Universidades brasileiras e do exterior no 12º período.
A justificativa principal para criação do novo departamento é a integração na formação médica. Contará com 14 professores efetivos (2 em remoção) e 1 professor substituto. Além de ter 1 vaga de Assistente Administrativo (Técnico Administrativo em Educação – TAE), com a Função Gratificada de Secretário; essa servidora atualmente está lotada na Direção do Setor de Ciências da Saúde.
De acordo com o Artigo 38 do Estatuto da UFPR, “O departamento, subunidade da estrutura universitária para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, compreenderá as disciplinas afins e congregará os docentes respectivos com o objetivo comum do ensino e da pesquisa. §2º Na criação de departamentos serão atendidos os seguintes requisitos: a) agrupamento de disciplinas afins abrangendo áreas significativas de conhecimento; b) disponibilidade de instalações e equipamentos; e c) número de docentes não inferior a quinze…” E segundo, o Artigo 79, Parágrafo Único, do Estatuto da UFPR: “A criação de departamentos, sem a condição estabelecida na letra “c” do §2º do art. 38, será admitida excepcionalmente, no caso de se encarregarem de ensino de pós-graduação e contarem pelo menos com dez docentes. ”, que no caso, o novo Departamento já dispõe de dois programas de Pós-Graduação lato-sensu.
O Departamento de Medicina Integrada possui como objetivo integrar diversas áreas do conhecimento (justificativa do nome), comprometendo-se com a formação generalista, envolvendo-se no ensino, na pesquisa e na extensão, observando o desenvolvimento social e científico que melhora a formação dos profissionais da saúde. O Departamento estará localizado no 4º andar do Setor de Ciências da Saúde, na Rua Padre Camargo, nº 280.
Disciplinas do Departamento de Medicina Integrada: Bases de promoção à saúde e prevenção de doenças, Habilidades clínicas, Integração de conteúdos, Trabalho de curso I, Treinamento e simulação I, Trabalho de curso II, Treinamento e simulação II, Trabalho de curso III, Treinamento e simulação III, Trabalho de curso IV, Treinamento e simulação IV, Administração médica, Estágio multidisciplinar integrado, Estágio optativo externo, Bases do exercício físico e farmacologia – optativa, Reabilitação cardiovascular, respiratória e metabólica – optativa, Bases filosóficas da prática médica.
Material do processo de criação do Departamento de Medicina Integrada: