Enfermagem UFPR

Espaço da memória

O Espaço da Memória do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um espaço de documentação e pesquisa sobre a memória e a história dessa unidade acadêmica e também sobre a memória e a história da saúde e da enfermagem no Estado do Paraná.

Criado em 2014, sob a liderança do Prof. Enfº. Paulo de Oliveira Perna, do Departamento de Enfermagem da UFPR, o espaço foi resultado das comemorações dos 40 anos do curso de Enfermagem. Foi inaugurado em 12 de maio de 2014, como parte da programação solene pelos 40 anos do Curso de Enfermagem, e com a presença de uma diversa representação da comunidade de Enfermagem de Curitiba e da UFPR,

O espaço foi inaugurado, no andar térreo do edifício Bloco Didático II, no campus Botânico. Ocupa aproximadamente, xx m2 e está delimitado por uma porta de vidro, que permite a visualização parcial do seu interior.

No Espaço da Memória estão dispostos documentos originários ligados à criação e primeiros anos de funcionamento do Curso de Enfermagem (graduação e pós-graduação); registros fotográficos; livros publicados por docentes do Departamento de Enfermagem; placas comemorativas, distintivos e crachás doados por ex-docentes; uma coleção com cerca de 90% dos convites de formatura das turmas de acadêmicos de Enfermagem; alguns aparelhos e instrumentos de uso no cuidado com pacientes; alguns equipamentos de uso administrativo da Coordenação do Curso e do Departamento de Enfermagem; e uniformes de docentes e alunos (dois de cada tipo) utilizados nos primeiros anos de funcionamento do curso, e expostos em manequins.

Acesse o livro histórico dos 40 anos do curso de enfermagem aqui

O Espaço da memória do curso de enfermagem da Universidade Federal do Paraná, a partir de 2021 tem buscado ampliar a relação entre o Curso de Enfermagem e a sociedade, por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a promoção dos aspectos educativo, cultural e científico.

São objetivos do espaço da memória:

· Manter a organização do patrimônio material e bibliográfico.

· Constituir-se em espaço permanente de discussão sobre o avanço da História da profissão nas suas múltiplas relações com a sociedade.

· Consolidar o espaço memória do Departamento de Enfermagem da UFPR como um centro catalisador de produção bibliográfica sobre a História da Enfermagem Paranaense

· Promover atividades interativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Enfermagem UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | Fone: (41) 3361-3765