O PICCE (Programa Interinstitucional de Ciência cidadã)
“A missão do PICCE é promover a construção da Ciência Cidadã nas escolas da rede de ensino do estado do Paraná por meio de um processo formativo, pautado em metodologias de ensino e aprendizagem sempre aliadas à inovação e ao pensamento crítico. Para isso, conta com o desenvolvimento de uma estratégia educacional cujo alicerce é a aliança entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os pressupostos da Ciência Cidadã e a integração entre instituições de ensino de nível federal e estadual com a Secretaria Estadual de Ensino.”
Como parte dessa iniciativa, o PICCE apresenta um conjunto de 16 protocolos que orientam as práticas necessárias para a investigação de diferentes temas. Entre esses protocolos, destaca-se o de “disponibilidade de alimentos em escolas” (alimentação sustentável), que é desenvolvido por nossa equipe. A seguir, serão apresentadas a equipe responsável e as atividades realizadas no âmbito desse protocolo.
Site PICCE: https://picce.ufpr.br/
Fonte: UFPR. Programa de Integração Ciência e Comunidade – Sobre. Disponível em: https://picce.ufpr.br/sobre/.
Nosso Protocolo – Alimentação sustentável
O projeto teve como ponto de partida o protocolo intitulado “disponibilidade de alimentos em escolas“, que teve como objetivo investigar a oferta de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados em cantinas e refeitórios de escolas de Ensino Médio. Além disso, o protocolo buscou identificar os locais onde os adolescentes costumam realizar suas refeições. Essa investigação teve como base a premissa de que o acesso e a oferta desses alimentos são fundamentais para a formação dos hábitos alimentares, influenciando diretamente a saúde dos jovens e podendo contribuir tanto para a prevenção quanto para o aumento do risco de condições como a obesidade.
Foi disponibilizado aos professores um conjunto de tecnologias educativas, como e-books, slides, vídeos e o jogo educativo Super Trunfo Alimentos, que foram utilizados para problematizar os temas em sala de aula. Além disso, os estudantes realizaram a coleta de dados nas escolas por meio de um formulário eletrônico.
Essas ações estimularam debates entre estudantes e professores sobre a influência do ambiente escolar na formação de hábitos alimentares, a aplicação do método científico, a relação entre alimentação, atividade física e saúde, e, especialmente, a importância da alimentação sustentável.
Equipe
Materiais disponíveis
Acompanhe nossas publicações semanalmente nas redes sociais: @saude_nas_midias
PICCE – E-book – Capítulo 16 – Alimentação saudável no ambiente escolar
PICCE – Guia de campo – A disponibilidade de alimentos nas cantinas de escolas
Cartas Super Trunfo Alimentos (pdf para imprimir)
e-book de atividades (pdf para imprimir)