Enfermagem UFPR

Menu

Sobre a implementação


                 

 

Implementação

Fall TIPS – Etapas para garantir o sucesso com a implementação

1- Assegure a aceitação da liderança do hospital
Clique para ler mais

Como responsável por liderar a implementação do Fall TIPS Brasil em sua unidade, seu primeiro passo é obter o compromisso da liderança do hospital. Para tanto é preciso entender como está estruturada a administração do hospital, com intuito de assegurar uma implementação robusta e sustentável. Considerando o tamanho e a estrutura do hospital a que está vinculado, você pode planejar abordar as partes interessadas, incluindo:

– Grupo de Prevenção de Quedas;

– Comitê de Qualidade e Segurança;

– Enfermeiros gerentes / diretores;

– Especialistas em enfermagem clínica;

“Entre em contato com comitês existentes para garantir a adesão”

 

Após entender a estrutura de administração do hospital, comece a entrar em contato com os comitês de liderança relevantes para a prevenção de quedas e garantia de adesão.

 

“Crie um plano de implementação” 

Após garantir a adesão da liderança, é importante criar um plano de implementação.

Alguns instrumentos norteiam essa fase e possibilitam avaliar a prontidão do seu hospital para implementar:

– Análise de lacunas do programa de prevenção de quedas com base em evidências: 

Permite a avaliação dos componentes do protocolo de prevenção de queda em uso e como eles se comparam aos componentes necessários para a implementação do Fall TIPS Brasil. Após a conclusão, será possível identificar quais áreas de implementação podem exigir mais trabalho.

 

– Formulário de análise SWOT Fall TIPS Brasil: 

SWOT “Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats” significa “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. Este formulário tem como objetivo a identificação de pontos fortes / fracos e como alavancá-los / resolvê-los, respectivamente. Após a conclusão, será possível entender os pontos fortes e fracos de sua equipe enquanto planeja a implementação.

 

– Checklist de implementaçãoFall TIPS Brasil: 

Esta lista de verificação lista as principais atividades preparatórias necessárias para a implementação do Fall TIPS Brasil. Ele pode ser usado como um guia durante todo o processo de implementação.

 

Elabore um para chegar aos comitês relevantes.

O Guia de Implementação a seguir é baseado na estrutura de administração do hospital, onde os Comitês de Prática de Enfermagem serão seu principal ponto de contato para implementação. Nesse caso, o Comitê de Prática de Enfermagem é um grupo específico da unidade liderado pelo Diretor de Enfermagem da unidade e inclui equipe de enfermagem clínica específica da unidade.

 

 

2- Engajamento seguro de enfermeiros
Clique para ler mais

Depois de garantir o apoio da liderança do hospital, a próxima etapa é obter o apoio dos enfermeiros, que são essenciais para estabelecer com sucesso o programa Fall TIPS Brasil nos setores/clínicas. Eles precisam entender o que implica a implementação do Fall TIPS Brasil e as diferentes modalidades disponíveis, além de, compreenderem que as reuniões que regem a prática de enfermagem e a segurança do paciente são um grande fórum para informar os enfermeiros sobre o programa e obter o seu apoio, a ciência por trás do Fall TIPS Brasil e porque estão fazendo essa mudança de prática.

 

“Apresente o programa” 

Nesses espaços é imprescindível começar explicando o que é o Fall TIPS Brasil:

Fall TIPS Brasil é o único programa de prevenção de quedas com mais de uma década de pesquisas mostrando que ele previne quedas de pacientes e lesões relacionadas a quedas em hospitais.

– Um aspecto fundamental do Fall TIPS Brasil é a colaboração direta do enfermeiro com os pacientes e acompanhantes.

– O Fall TIPS Brasil usa a Morse Fall Scale (MFS) – uma ferramenta de avaliação de risco de queda rigorosamente validada para ambientes de internação hospitalar. A MSF orienta os enfermeiros na realização de uma avaliação completa e eficiente do risco de queda do paciente, de maneira participativa entre os mesmos e seus acompanhantes. Cada fator de risco no MFS está vinculado a uma ou mais intervenções baseadas em evidências acionáveis listadas no pôster laminado.

<<< ESCALA DE MORSE>>>> 

– Os enfermeiros são responsáveis pelo preenchimento da versão impressa ou eletrônica do pôster laminado proposto pelo Fall TIPS Brasil, adaptado para os fatores de risco específicos de cada paciente, que deve possui material visual fixado ao lado do leito. Este pôster disponível ao lado da cama também pode ser usado como ferramenta para:

1 – Engajar pacientes e acompanhantes em todas as atividades de prevenção de quedas, desde a admissão até a alta;

2 – Estimular momentos de educação em saúde de pacientes e acompanhantes sobre a prevenção de quedas;

3 – Potencializar a comunicação entre profissionais de saúde e para com os pacientes e acompanhantes no processo de prevenção.

 

“Reforçar o porque a implementação do Fall TIPS Brasil é importante”

 

As quedas de pacientes durante o período de internação hospitalar são um problema de saúde pública:

  • 3% dos pacientes caem todos os anos; 30% dessas quedas resultam em ferimentos;
  • Reduzir ou eliminar quedas contribui positivamente para os pacientes, acompanhantes e hospitais;
  • 92% das quedas em pacientes internados são evitáveis.

 

“O processo de prevenção de quedas em três etapas proposto pelo programa Fall TIPS Brasil”

 

No programa Fall TIPS Brasil os profissionais enfermeiros (as) são reesposáveis por:

1- Interagir com o paciente e acompanhante para completar conjuntamente a avaliação de risco de queda usando o MFS;

2- Criar um plano de atendimento personalizado por meio do pôster Fall TIPS Brasil, detalhando as intervenções baseadas nos fatores de risco individuais do paciente.

3- Colaborar com o paciente, os acompanhantes e profissionais de saúde para a implementação das intervenções de forma consistente.

 

O compartilhamento de informações e discussões de casos são estimulados, visto que, a bagagem dos demais champions pode potencializar os resultados do Fall TIPS Brasil. Os profissionais que aderirem ao programa e os que eventualmente se tornarão champions participarão dos ciclos de feedback; terão momentos de educação e treinamento completos para a equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde; terão acesso a dados detalhando o sucesso de sua unidade, o sucesso geral do hospital e de outras instituições que aderiram ao Fall TIPS Brasil.

 

Feedback: A equipe de enfermagem receberá feedback mensal na forma de dados de auditoria e relatórios sobre o andamento da implementação, por exemplo, como suas taxas de queda se comparam às de outras instituições.

 

Educação e treinamento: A equipe de enfermagem precisará concluir o módulo educacional Fall TIPS Brasil antes da implementação. Além disso, haverá muitos recursos para educar a equipe sobre Fall TIPS Brasil, como infográficos, podcasts, o curso propriamente dito e outros.

 

“Utilizar o pôster impresso ou eletrônico”

Nesse ponto, a administração e envolvidos deverão decidir, além de estipularem em qual local do quarto a ferramenta selecionada ficará visível. Embora ambas as modalidades tenham se mostrado igualmente eficazes no engajamento dos pacientes, algumas unidades podem preferir uma versão em vez da outra, por vários motivos.

 

– PÔSTER LAMINADO Fall TIPS: PRÓS E CONTRAS DE CADA VERSÃO

– Versão impressa – PRÓS  

1 – Cartazes laminados de 28cm por 43cm podem envolver melhor os pacientes no plano de prevenção de quedas (dependendo das características dos pacientes) porque os ícones são maiores e o pôster brilhante é visualmente atraente.

2 – A cor é projetada para fornecer suporte à decisão clínica ligando os fatores de risco do paciente às intervenções baseadas em evidências.

– Versão impressa – CONTRAS 

1 – Custos operacionais;

2 – Velcro para pendurar pôsteres nos quartos dos pacientes;

3 – Marcadores atômicos para completar pôsteres;

4 – Apagadores / panos – para apagar os registros;

5 – Custos de impressão dos pôsteres;

6 – Necessidade de integração manual pelos profissionais enfermeiros da avaliação de risco Fall TIPS e intervenções personalizadas em seu fluxo de trabalho.

 

– Versão eletrônica – PRÓS 

1 – Integração automática ao prontuário eletrônico, otimizando o tempo para que os enfermeiros possam engajar os pacientes enquanto documentam a avaliação do risco de queda e o plano personalizado de prevenção de queda;

2 – Os fatores de risco de queda do paciente e as intervenções personalizadas preenchem automaticamente a impressão eletrônica Fall TIPS, que o (a) enfermeiro (a) imprime e pendura no quarto do paciente.

3 – Fornece suporte eletrônico à decisão clínica ligando os fatores de risco do paciente às intervenções baseadas em evidências.

 

– Versão eletrônica – CONTRAS

1- A quantidade de trabalho necessária para implementar depende de qual prôntuário eletrônico o hospital utiliza (em Brigham and Women’s Hospital, onde a proposta foi desenvolvida, utiliza-se EPIC).

2 – Custos altos – requer licenciamento da tecnologia;

3 – Se os computadores onde os enfermeiros completam sua documentação não estiverem conectados a uma impressora, isso pode ser uma barreira e precisa ser corrigido antes da implementação.

4 – Os pôsteres são menores (22 cm por 28cm) e podem não se destacar para o paciente no quarto do hospital, dependendo do tamanho da sala.

5 – Requer a impressão de um novo pedaço de papel para cada paciente, sempre que o plano do paciente muda (o que pode ser diariamente, portanto, é menos ecológico).

Embora existam prós e contras de cada modalidade, ambas funcionam bem, desde que estejam integradas ao fluxo de trabalho atual do hospital.

 

– Recrutamento dos champions para o Fall TIPS Brasil: 

Entre as responsabilidades dos campeões estão:

– Ajudar a educar/capacitar os profissionais de saúde;

– Contribuir sobre as decisões relacionadas à fixação do pôster laminado;

– Planejar cronogramas de implementação e datas de início;

– Manter comunicações contínuas com gerentes de enfermagem e diretores de enfermagem.

O Champion ideal estará totalmente comprometido com o sucesso do programa e será o responsável pela implementação em suas unidades.

Observação: Os gerentes/lideranças de enfermagem são responsáveis pela recomendação e obtenção de champions.

 

 

3 – Treinamento dos Champions
Clique para ler mais

As auditorias fornecem uma fonte crítica de dados que permite às unidades receber feedback regular e consistente sobre o sucesso da unidade na implementação do Fall TIPS e o nível de envolvimento do paciente. Como líder da implementação do Fall TIPS, você treinará os campeões do Fall TIPS para conduzir auditorias de pacientes. Alternativamente, você pode treinar o Diretor de Enfermagem, que pode treinar os campeões.

– Papel do Champion

Os champions são normalmente enfermeiros (as) das unidades em que o Fall TIPS Brasil será implantado. Os champions são responsáveis por:

– Liderar e estimular a mudança de prática de prevenção de quedas na unidade;

– Monitorar o progresso da implementação, coletando e compartilhando dados de auditoria com a unidade;

– Fornecer suporte e educação para a equipe de saúde;

– Verificar o progresso e as barreiras para o sucesso.

“O envolvimento do paciente e acompanhante é a chave para a eficácia do Fall TIPS Brasil.” 

– Como é o envolvimento do paciente e acompanhante? 

A equipe de saúde é responsável por envolver os pacientes e seus acompanhantes nas três etapas do processo de prevenção de quedas. Entende-se que envolvê-los é uma mudança na cultura de segurança do paciente. Para estimular essa prática podem ser desenvolvidos alguns exercícios com a equipe de saúde:

– Conduza uma auditoria ao vivo com um paciente enquanto o champion observa: Depois de revisar as instruções de auditoria com os champions, conduza uma ou duas auditorias de exemplo com os pacientes, enquanto o champion observa. Depois, discuta a experiência com o champion, solicitando suas perguntas e observações.

– Observe o champion conduzindo uma auditoria ao vivo com um paciente: Depois que o champion observar algumas auditorias de pacientes, faça com que conduzam uma ou duas auditorias, até que se sintam confortáveis. Depois, forneça feedback construtivo, observando o que deu certo na conversa e o que é plausível de melhoria.

Feedback

O feedback ponto a ponto é extremamente importante para a implementação bem-sucedida do Fall TIPS Brasil. Conforme o feedback mensal é disponibilizado, os champions podem ver áreas de sucesso e melhorias necessárias. Ao fazer o acompanhamento com os enfermeiros, os champions podem abordar quaisquer lacunas de conhecimento ou outras barreiras para a conclusão do Fall TIPS Brasil e envolver a equipe de enfermagem em brainstorming de soluções ou alternativas.

Alguns exemplos de desafios ou barreiras que podem surgir das auditorias incluem:

– Pôster laminado pendurados muito alto para os profissionais de enfermagem preencherem e/ou altera-los;

– Os pôsteres estão caindo da parede;

– Enfermeiros esquecendo ou não dando tempo para preenchê-los;

– Não há apagadores suficientes na unidade;

 

4 – Planejar a implementação, pendurar cartazes, estabelecer a data de lançamento
Clique para ler mais

Antes de iniciar esta etapa, é preciso confirmar os champions do Fall TIPS Brasil da unidade. Agora, o trabalho será direcionado aos champions e enfermeiro-gestor da unidade buscando decidir sobre o formato do pôster a ser usado, treinar a equipe de enfermagem e definir a data para iniciar o uso do pôster com os pacientes e acompanhantes.

– Revise as etapas de implementação com os champions e enfermeiro-gestor: Usando as Listas de Verificação de Implementação do Fall TIPS Brasil.

– Identifique a área de exibição do pôster laminado nos quartos/espaços de pacientes e os pendure: Independentemente da versão selecionada do pôster laminado (impressa ou eletrônica) do Fall TIPS Brasil, ela deve ficar disposta no nível dos olhos, perto do painel de comunicação, e devem estar visíveis para a equipe do hospital, pacientes e acompanhantes. O pôster laminado reutilizável é preso à parede ou quadro de comunicação com velcro. Entre os pacientes, a equipe de enfermagem simplesmente limpa o pôster e começa com uma versão limpa para o próximo paciente na sala. Em unidades que usam a versão eletrônica do pôster laminado Fall TIPS Brasil, dentro do sistema, a equipe de enfermagem conduz a avaliação de queda, imprime o plano de cuidado definido e anexa a impressão ao quadro de comunicação com um ímã ou clipe, ou o coloca em um suporte de plástico. Quando um paciente recebe alta, a equipe remove e descarta com segurança a impressão para proteger a privacidade do paciente.

– Disponibilize os principais recursos educacionais do Fall TIPS Brasil para a equipe de enfermagem: Os materiais ficam disponíveis no site (página sobre material educativo) e também podem ser impressos.

– Teste o conhecimento da sua equipe antes e depois do treinamento: A equipe desenvolveu e validou um Teste de Conhecimento de Prevenção de Quedas de 11 itens. Nós o encorajamos a usar uma ferramenta para avaliar o conhecimento de sua equipe antes e depois de usar nossos recursos de treinamento.

– Defina a data de início de sessão e o cronograma de treinamento Fall TIPS Brasil: Trabalhe com a direção de enfermagem para definir um cronograma para fazer a apresentação do treinamento Fall TIPS Brasil para todos os profissionais da unidade. Considere a possibilidade de organizar sessões suficientes para garantir que todos os funcionários possam comparecer. A data inicial é a data em que os pôsteres Fall TIPS Brasil começarão a ser usados com os pacientes. Idealmente, essa data deve ocorrer depois que 80% da equipe tiver sido treinada.  Algumas implementações se beneficiaram com a realização de uma “semana inicial”, onde uma ou duas vezes por dia, os líderes e champions da implementação oferecem treinamento rápido em serviço nas unidades conforme a equipe de enfermagem está disponível.

 

5 – Comunique-se de forma consistente
Clique para ler mais

Após a implementação é fundamental que seja estabelecido um fluxo constante de comunicação com os diretores de enfermagem, os champions do Fall TIPS Brasil e a equipe da unidade/clínica para garantir que o programa seja efetivamente sustentado.

Para o sucesso contínuo do programa é importante que todos saibam como estão se saindo e se sintam responsáveis pelos resultados. Para tanto, é preciso organizar momentos (mensais) entre os profissionais envolvidos no Fall TIPS Brasil, os que promovam a identificação de barreiras e discussão de soluções alternativas.

“Compartilhar os resultados da auditoria mensal e traçar estratégias para melhorar” 

Ao contrário da prática comum de fornecer dados de todo o hospital trimestralmente, o Fall TIPS Brasil permite que as unidades individuais vejam seu progresso mensalmente. Os relatórios do Fall TIPS Brasil geralmente incluem a porcentagem de conformidade com as 3 perguntas de auditoria e comparações com outras unidades e serviços hospitalares. Também encorajamos os serviços a criarem relatórios que permitam a equipe comparar o progresso de sua unidade com o de outras unidades e serviços.

– Sustentabilidade: O Fall TIPS Brasil foi implementado com sucesso em todo o sistema Partners Health Care e em outros hospitais em todo o território americano. Com base nessa experiência, sabe-se que é importante lembrar periodicamente à equipe as evidências por trás do Fall TIPS e porque estão sendo usadas em sua instituição, além de promover momentos de educação permanente e feedback.

 

Ficou interessado (a) e quer saber mais? Acesse as redes sociais do programa Fall TIPS Brasil:

 Spotify Logo (PNG e SVG) Download Vetorial Transparente  youtube-logo - APM

 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Enfermagem UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 |
CEP 80210-170 | Jardim Botânico | Curitiba | PR | Brasil
Coordenação do Curso de Enfermagem | ufpr.cenf@gmail.com | Fone: (41) 3361-3752 Departamento de Enfermagem | E-mail: secdenfer@ufpr.br | Fone: (41) 3361-3766


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR