AVALIAÇÕES:
No início das aulas, cada docente deve explicar os critérios e os procedimentos de avaliação da sua disciplina. Em função do seu aproveitamento nas avaliações, você receberá uma nota, cujo valor máximo será 100 (cem). Para ser aprovado ou aprovada, sem a necessidade de exame final, sua frequência deverá ser de, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e obter, na média entre todas as avaliações, nota mínima igual a 70 (setenta).
EXAME FINAL:
No caso de obter uma média inferior a 70 (setenta), mas igual ou superior a 40 (quarenta), você terá direito a fazer um exame final, que será agendado numa semana especial dedicada a esses exames no calendário acadêmico. No exame final, a média para aprovação será de 50 (cinquenta). Nas disciplinas anuais, existe ainda a possibilidade de segunda avaliação final, que deverá ser requerida e executada nas datas previstas pelo calendário acadêmico.
VISTA DA PROVA E REVISÃO DA NOTA:
Após a divulgação do resultado das avaliações, você poderá solicitar aos professores e professoras o acesso à sua prova. Esse procedimento chama-se “vista da prova”. Se for o caso, você poderá manifestar sua eventual discordância com o resultado da avaliação diretamente ao/à docente. É seu direito requerer a revisão de prova ao departamento ao qual está vinculada a disciplina, no prazo de três dias após realizar a vista da prova, esgotadas as tentativas de consenso.
SEGUNDA CHAMADA:
Se você, estudante, não puder comparecer a uma determinada avaliação, poderá solicitar uma segunda oportunidade para realizá-la, mas precisa apresentar um motivo relevante (veja Art. 106, da Res. CEPE 37/97) para o não comparecimento. Para tanto, deve solicitar a segunda chamada ao professor, à professora ou ao departamento em até 5 (cinco) úteis após a avaliação não realizada. É preciso apresentar documentos comprobatórios para justificar a solicitação de segunda chamada.
LANÇAMENTO DE NOTAS:
É de responsabilidade do(a) estudante, ao final do período letivo, conferir se consta no sistema SIGA o lançamento de todas as notas, pois é necessário que o lançamento seja feito para que o histórico escolar seja atualizado.
IMPORTANTE: caso não conste o lançamento de notas no SIGA até o início das matrículas do próximo período, você estará sujeito ou sujeita:
• A perda de prioridade na matrícula em disciplina;
• Nos casos de disciplinas que são pré-requisito, você, estudante, não conseguirá solicitar a matrícula no sistema.