O NEPES realiza o telemonitoramento de casos confirmados e suspeitos de COVID-19 por meio de contato telefônico, dentro de 24 horas após sinalização de caso suspeito e/ou resultado positivo. Esses casos suspeitos são informados por meio do aplicativo Check UFPR – outra iniciativa na UFPR contra o COVID-19, e/ou por demanda espontânea. E os casos positivos são encaminhados pela equipe de testagem do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade, também na UFPR.
Durante o telemonitoramento, segue-se um questionário para obtenção dos seguintes dados: nome, informações para contato, vacinação, uso de medicamentos, sintomas, busca por serviços de saúde públicos ou privados, e a finalidade; e possíveis dúvidas. Para compreensão do quadro de saúde do monitorado. As informações coletadas são essenciais para a notificação dos casos no sistema Notifica COVID, do Estado do Paraná. E possibilita a alimentação da planilha que gera boletins institucionais, para análise quinzenal da situação epidemiológica na universidade. Desse modo, as informações obtidas são utilizadas exclusivamente para fins acadêmicos, respeitando a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Nesse sentido, o NEPES já acompanhou mais de 800 pessoas vinculadas à Instituição, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2022, sejam servidores técnico-administrativos ou terceirizados, docentes, discentes e familiares, com os quais os positivados tiveram contato. Denota, portanto, a importância do NEPES na manutenção do controle epidemiológico dentro da universidade, sendo essencial na orientação em saúde e na divulgação de conhecimentos pautados na ciência.
Youtube | ||
@nepes_ufpr | Nepes.UFPR | NEPES UFPR |
Entrevistas :
Vídeos :