Curso de Medicina

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REUNIÃO COM OS ALUNOS DO 1º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA


A Coordenação do Curso de Medicina recebeu representantes dos alunos do 1o ao 7o períodos, e do diretório acadêmico (DANC), em reunião que ocorreu em 24/03/21. A reunião tratou do planejamento da oferta de disciplinas do curso após o término dos períodos especiais, durante o ‘período de transição’ que vai ocorrer após a retomada do calendário acadêmico de 2020, de receber as demandas dos alunos e de esclarecer suas principais dúvidas.

Inicialmente, cada representante de turma foi ouvido, e houve a oportunidade para que todos apresentassem as demandas que julgaram específicas para tornar possível integralizar toda a carga horária do curso em suas turmas, durante esse período de transição do calendário acadêmico.

Os representantes dos alunos foram esclarecidos sobre como o Curso de Medicina tem caminhado durante a pandemia, especialmente contextualizando que foram ofertadas mais de 90% das disciplinas do curso aos alunos do 1o ao 8o períodos, se considerados os dois períodos especiais. Contudo, no caso de retorno do calendário, existe prioridade em garantir a oferta das mesmas disciplinas que os alunos estavam matriculados no momento da suspensão do calendário, e que não foram vencidas pelos alunos durante os períodos especiais, desde que respeitadas as restrições impostas pela pandemia.

A ‘retomada do calendário acadêmico’ da universidade, prevista para ocorrer em breve, não significa que todas as atividades presenciais serão retomadas, mas que está sendo programado um calendário suplementar que vai permitir que ocorra esse período de transição, sendo possível a oferta de disciplinas de forma remota ou híbrida (somente se a pandemia permitir!). E, após esse período de transição, espera-se que as disciplinas do curso sejam ofertadas de forma mais próxima ao aprovado no Projeto Pedagógico do Curso, pois seria ideal as turmas seguirem a versão original do currículo conforme aprovada no CEPE (publicados no site do curso). Os alunos foram esclarecidos que, mesmo nesse planejamento, os pré-requisitos das disciplinas devem ser respeitados para que seja possível sua matricula nas disciplinas ofertadas pelos departamentos, ou seja, “é obrigatório observar os pré-requisitos e os co-requisitos no ato da matrícula”.

Os alunos foram esclarecidos sobre ‘integralização curricular’, para que fosse possível entender que, em sua maioria, as turmas conseguiram progredir de período no curso, pois completaram diversas disciplinas ao final dos períodos especiais. Os representantes ficaram cientes que isso poderá ser visualizado pelos alunos no SIGA, especialmente após a retomada do calendário acadêmico, e que, por exemplo, as declarações de matriculas emitidas pelo curso seguem a integralização apontada no SIGA.

Com a suspensão do calendário acadêmico na universidade, pelas restrições impostas pela pandemia, no momento, está previsto um atraso mínimo entre 6 (seis) a 9 (nove) meses para colação de grau de todas as turmas do curso e, por isso, os alunos devem também se planejar dentro dessa perspectiva de cronograma da universidade.

A Secretaria da Coordenação do Curso esclareceu, novamente, que não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED durante o período da pandemia do COVID-19, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail ou mensagem de WhatsApp. A secretaria tem procurado responder, assim que possível, as demandas dos alunos, porém a coordenação espera contar com a colaboração dos representantes de turma para que não sejam estimulados ou formalizados pedidos notoriamente inviáveis de serem atendidos, a fim de que a coordenação possa cuidar de forma satisfatória as reais demandas, sobretudo nesse momento difícil de pandemia.

Os representantes de turma relataram, novamente, suas expectativas em relação as disciplinas que serão ofertadas durante o período de transição e a coordenação do curso também respondeu as principais dúvidas. A coordenação do curso informou que ainda está sendo elaborado o planejamento para oferta das disciplinas nesse período de transição (‘Plano de Recuperação de Integralização Curricular’), que na última reunião do colegiado do curso foram realizadas algumas deliberações para esse planejamento, mas que as demandas informadas hoje pelos alunos serão também, dentro do possível, incorporadas ao planejamento, e que está agenda reunião com a PROGRAD para esclarecimentos sobre a Minuta da Resolução que trata desse período de transição. Os representantes dos alunos foram informados que as demandas relativas aos 5o, 6o, 7o e 8o períodos parecem de mais fácil incorporação em comparação com as do 1o, 2o, 3o e 4o períodos, por diferentes motivos, mas que serão consultados os departamentos que ofertam as disciplinas, especialmente, após a aprovação da resolução do CEPE que trata da retomada do calendário acadêmico, para verificar se será possível incorporar também essas demandas ao planejamento da coordenação.

Os alunos foram esclarecidos que as informações prestadas podem sofrer alterações em função de mudanças de regulamentação, resoluções, portarias e leis, bem como pela retomada integral do calendário acadêmico, caso a situação da pandemia se agrave, entre outras.

A reunião foi finalizada pedindo a colaboração dos representantes de turma, com paciência e empatia, especialmente nesse momento difícil do curso, e que todos contam que os representantes se juntem em coro com a coordenação do curso (e também com o diretório acadêmico), especialmente esclarecendo todos os alunos da turma sobre o andamento do curso, evitando assim, demandas com informações que não correspondem a realidade do curso de medicina nesse momento.

Esperamos que esse grande esforço coletivo durante a pandemia viabilize o aprendizado da boa medicina por todos os alunos do curso!

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)

 

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