Natureza: OBRIGATÓRIA (X) SEMESTRAL ( X )
Número de Créditos: 02
Carga Horária Semanal: 01 – Teóricas:01 /Prática:00 /Total: 20hr
Pré-Requisito: MC 362 Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental
Pretende-se que o aluno tenha durante o curso um aprofundamento teórico nos princípios de Cirurgia Plástica; aprenda sobre cicatrizes e técnicas de suturas e tratamento de feridas de pele; sobre o atendimento de traumatismo facial (partes moles e óssea); deformidades congênitas de face e outras deformidades.
NOTAS DE AVALIAÇÕES
Natureza: OPTATIVA (X) SEMESTRAL (X)
Número de Créditos: 07
Pré-Requisito: MC 336 Cirurgia Plástica I.
Um grupo de 18 alunos terão na Disciplina Optativa (Cirurgia Plástica II) a possibilidade de aprofundamento do conhecimento através de discussões clínicas, atendimentos ambulatoriais e auxílio em cirurgias. Pretende-se complementar a formação dos alunos para que possam dar o atendimento a pacientes portadores de todas as patologias que a cirurgia plástica aborda – deformidades congênitas e adquiridas de face, tronco e membros – e os princípios da cirurgia plástica estética. No Hospital de Clinicas, terão um ambulatório diverso com pacientes para cirurgias eletivas. No Hospital do Trabalhador, terão os princípios de atendimento a traumatizados, como traumas de membros e faciais. Também deverão apresentar trabalhos em reuniões clínicas que ocorrerão às terças-feiras.
Os alunos frequentarão o centro cirúrgico no período que lhes convier, salientando que o Serviço funciona todos os dias, com exceção de 5a. feira, em ambos os períodos (manhã e tarde).
O estágio em cirurgia plástica é realizado em duas instituições: Hospital de Clínicas e no Hospital de Trabalhador. Com isto, pretende-se abranger a maiorias das áreas de atuação da especialidade. Num período de duas semanas, os alunos terão uma divisão semelhante entre as duas instituições.
Os critérios de avaliação são: a postura do doutorando frente ao paciente internado como em ambiente ambulatorial, conhecimento teórico e prático adquirido durante o estágio, capacidade de interpretação das patologias do paciente, relacionamento médico-paciente especificamente na cirurgia plástica e no relacionamento médico com outros colegas.
O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da UFPR (Rua General Carneiro, 181) é coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Renato da Silva Freitas. Está organizado na secretaria de Cirurgia Plástica no 9o. andar – sala 903, com enfermaria também localizada no mesmo andar.
Atende pelo ramal 7952 do fone 3360-7952, com a Secretária Maria José.