Com a retomada das atividades dos estágios obrigatórios para os alunos do 11o e 10o períodos em 26/10/20 e do 9o período em 03/11/20, ocorreu o aumento da circulação de alunos e professores no âmbito da UFPR e dos hospitais concedentes dos estágios e, por isso, todos devem estar atentos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus dentro e fora do âmbito da UFPR.
Com relação as medidas de segurança, precauções foram tomadas antes do início de todas as atividades dos estágios (em conformidade com o Art. 3 – I da Res 44/20/CEPE). Nessa época, antes do início dos estágios, as orientações e os fluxos de atendimentos foram também divulgados no site do curso, da UFPR e dos hospitais concedentes dos estágios.
Como ainda estamos enfrentando a pandemia pelo COVID-19, alertamos que o uso de EPIs durante os estágios continua sendo obrigatório para todos (alunos e professores), e a falta do cumprimento dessa exigência pode causar o cancelamento do estágio pelo hospital para todos os alunos.
Lembramos, novamente, que cada aluno deve estar ciente sobre os riscos de contaminação, dentro e fora do âmbito da UFPR, e sobre isso, enfatizamos que todos devem manter os cuidados necessários para evitar a contaminação. Os alunos que não desejarem realizar os estágios durante o período da pandemia pelo COVID-19 tem assegurada sua matrícula, no mesmo período em que estavam no momento da suspensão do calendário acadêmico, e devem continuar o estágio após a retomada do calendário acadêmico.
Considerando que todos devem se manter atentos para o fluxo de atendimento em caso de suspeita de COVID-19, destacamos, novamente, as seguintes informações:
Todos os envolvidos estão atentos aos acontecimentos e acompanhando as ocorrências de casos suspeitos de infecção pelo COVID-19. Caso ocorra aumento exponencial do número de casos, entre alunos ou professores, a suspensão por 14 dias dos estágios será considerada para todos os alunos do 11o, 10o e 9o períodos.
Conforme é de conhecimento de toda a comunidade acadêmica, atestado médico não abona a carga horária de atividades não realizadas (vide Res 37/97/CEPE). Dessa forma, a reposição das horas de estágio perdidas devido aos atestados deve ser realizada pelo aluno, preferencialmente antes do término do estágio, combinando a reposição diretamente com o departamento que oferta o estágio. É da responsabilidade do aluno o controle e reposição de suas faltas a fim de evitar reprovação no estágio!
A coordenação do curso de medicina não divulga dados de alunos ou professores com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19. Nesse momento da pandemia, recomendamos respeito as questões de sigilo e ética, bem como cautela ao divulgar informações.
Por fim, destacamos que, caso a situação da pandemia se agrave, ocorra o retorno do calendário acadêmico, os colegiados superiores da UFPR mudem alguma de suas regulamentações ou outras medidas governamentais sejam tomadas pelas autoridades sanitárias, o planejamento dos estágios deverá ser reavaliado e sua continuidade novamente discutida com os respectivos departamentos.
Outras informações foram divulgadas nos sites da UFPR:
https://www.ufpr.brufpr/noticias/ufpr-inicia-testagem-de-covid-19-para-a-comunidade-universitaria-saiba-como-acessar-o-serviço/ (publicada em 14/10/20)
https://saude.ufpr.br/medicina/mais-informativos/ (publicada em 14/10/20)
Referência complementar:
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)