A Coordenação do Curso de Medicina recebeu representantes dos alunos do 8o, 10o e 11o períodos, e do diretório acadêmico (DANC), em reunião que ocorreu em 18/03/21. A reunião tratou do planejamento dos estágios durante o ano de 2021, e de esclarecer as principais dúvidas dos alunos em relação aos próximos estágios. Como o início dos estágios do 9o período esta previsto para 05/04/21, também os representantes do 8o período foram convidados, a fim de receber as orientações iniciais para os estágios.
Como nas anteriores, também essa reunião foi esclarecedora e os alunos estão cientes das anuências necessárias para que os estágios continuem em andamento para todos os alunos. E, novamente, foi explicado que a continuidade dos estágios durante a pandemia está aprovada no Colegiado do Curso, mas, caso sejam necessárias mudanças, os departamentos que ofertam os estágios devem ser novamente consultados e os alunos serão comunicados pela coordenação do curso sobre qualquer mudança.
Os alunos foram lembrados que os estágios estão ocorrendo com adaptações, inclusive várias atendendo as demandas dos próprios alunos, mudando, inclusive, o planejamento de parte dos estágios (vide publicação do site do curso em 11/12/20). No entanto, devido a necessidade do curso manter seu planejamento, dentro do Projeto Pedagógico aprovado para o curso, as demais turmas devem seguir a versão original do currículo conforme aprovada no CEPE, ou seja, não estão sendo concedidas outras mudanças (como por exemplo, na ordem de realização dos estágios).
A coordenação do curso aproveitou a oportunidade para alertar que se encerra no dia 01/04/21 a data para os alunos que participaram de ação estratégia do combate a pandemia (‘O Brasil conta comigo’), solicitarem a ‘convalidação’ de carga horária nos estágios obrigatórios optativos. Também, foi destacado que existem normas que devem ser atendidas, que não são todas as situação que permitem a aprovação, que o planejamento do cronograma dos estágios do curso não vai ser modificado em função de aprovação de ‘convalidação’ para o aluno, entre outros esclarecimentos.
Com a suspensão do calendário acadêmico na universidade, pelas restrições impostas pela pandemia, no momento, está previsto um atraso mínimo entre 6 (seis) a 9 (nove) meses para colação de grau de todas as turmas do curso e, por isso, os alunos devem também se planejar dentro dessa perspectiva de cronograma da universidade.
A coordenação do curso também respondeu as principais dúvidas dos alunos sobre o andamento dos estágios obrigatórios curriculares de Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Saúde Coletiva e Tocoginecologia. As informações recebidas dos departamentos também foram compartilhas com os representantes dos alunos durante a reunião. Nesse sentido, os alunos do curso, com orientação direta dos professores, estão atuando como ‘força-tarefa’ no auxilio ao atendimento dos pacientes em ambulatórios e enfermarias do CHC/UFPR/EBSERH, especialmente nesse momento, em que os alunos estão sendo vacinados para COVID-19 pela SMS de Curitiba, como prioridade, para que possam auxiliar nesse momento de pandemia.
A coordenação solicitou, novamente, que todos respeitem as questões de segurança para evitar a contaminação pelo COVID-19 e que o Setor de Ciências da Saúde programou disponibilizar testagem periódica de PCR-RT para SARS-CoV-2, por coleta de saliva, nos alunos e professores assintomáticos que participam de estágios no curso (vide notícias anteriores divulgadas no site). O fluxo de atendimento para alunos com suspeita de contaminação por COVID-19 foi divulgado e as orientações permanecem vigentes (vide publicação de 05/01/21 no site do curso).
Os alunos foram esclarecidos que as informações prestadas podem sofrer alterações em função de mudanças de regulamentação, resoluções, portarias e leis, bem como pela retomada integral do calendário acadêmico, falta do uso de EPIs, caso a situação da pandemia se agrave, entre outras.
Esperamos que esse grande esforço coletivo durante a pandemia viabilize o aprendizado da boa medicina, fazendo, assim, com que todos os nossos alunos completem os estágios necessários para que estejam efetivamente aptos ao exercício da medicina, ou seja, que se tornem bons médicos!
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)