Conforme divulgado previamente, referente a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR, por coleta de saliva, para ALUNOS ASSINTOMÁTICOS do 9º, 10º, 11º e 12º períodos e PROFESSORES ASSINTOMÁTICOS do curso de medicina que estão realizando suas atividades de estágios, de forma presencial, durante a pandemia, seguem as informações do próximo mutirão para coleta:
– Data: 12/05/21 (QUARTA-FEIRA).
– Horário: 9:00 – 12:00 hs e 13:00 – 15:30 hs (as coletas serão realizadas com hora marcada)
– Agendamento: Deverá ser feito agendamento prévio, via preenchimento de informações em aplicativo pelo link https://forms.gle/R79rgoNZwFXrF2de6 (o preenchimento do mesmo deve ser feito até as 15h do dia anterior a coleta).
– Local da Coleta: Unidade Escola – Setor de Ciências da Saúde (Rua Padre Camargo 261)
– Público Alvo: alunos e professores realizando atividades presenciais em estágios do curso.
– Dúvidas: testecovid19@ufpr.br
Como nas publicações anteriores (vide site do curso), destacamos que essa iniciativa é de testagem de assintomáticos, assim aqueles alunos e professores que apresentarem sintomas sugestivos de COVID-19 devem seguir os fluxos de atendimento, e coleta de exame confirmatório, estabelecidos para suspeita de contaminação pelo COVID-19, conforme divulgado previamente no site do curso (vide publicação de 05/01/21).
Outras informações, sobre a oferta da testagem periódica para SARS-CoV-2 por RT-PCR, podem ser obtidas nas publicações anteriores feitas no site do curso.
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)
Como é de conhecimento da nossa comunidade acadêmica, os alunos do Setor de Ciências da Saúde foram convocados para realizar a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR, por coleta de saliva, como parte da iniciativa da UFPR em monitorar alunos e professores ASSINTOMÁTICOS, para avaliar a extensão da contaminação desta população e, com esses resultados, implantar de forma imediata medidas para diminuir os riscos de transmissão.
A iniciativa, da testagem em alunos ASSINTOMÁTICOS, é estratégia usada em países com grande capacidade de avaliação laboratorial e está sendo realizada, de forma pioneira e gratuita, para os alunos da graduação em cursos da área da saúde da UFPR, numa iniciativa do Setor de Ciências da Saúde, em parceria com o Setor de Ciências Biológicas (Departamento de Genética) e demais órgãos da universidade. Como os estágios do curso de medicina estão sendo ofertados em sua totalidade (100%), essa estratégia se torna fundamental para manter sua continuidade durante essa fase da pandemia.
A testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR ofertada no mutirão de 28/04/21, não identificou nenhum aluno ou professor do Curso de Medicina, dentre os que estão assintomáticos e realizando atividades de estágio durante a pandemia, ou seja, todos os resultados foram NEGATIVOS no RT-PCR para SARS-CoV-2, coletado de saliva (vide tabela abaixo com os resultados recebidos pela Coordenação do Curso).
Curso | Total de
Alunos e Professores ASSINTOMÁTICOS Testados |
Total de
PCR-RT POSITIVO (%) |
Enfermagem | 6 | 0 |
Farmácia | 2 | 0 |
Medicina | 69 | 0 |
Odontologia | 0 | 0 |
Terapia Ocupacional | 3 | 0 |
Total | 80 | 0 |
O resultado da testagem está sendo enviado por e-mail para o aluno, respeitando questões de sigilo e ética, desde que preenchido de forma completa o formulário disponibilizado pelo link (vide publicação de 23/04/21). Os envolvidos na testagem, bem como a Coordenação do Curso de Medicina, não divulgam informações dos resultados dos alunos.
A última testagem mostrou índices ainda menores em comparação a anterior (vide tabela abaixo com os resultados recebidos pela Coordenação do Curso).
Data da Coleta | Curso de Medicina
Total / Positivos (%) |
Todos Cursos
Total / Positivos (%) |
10/03/21 * | 88 / 1 (1,1%) | 153 / 2 (1,3%) |
30/04/21 # | 69 / 0 (0%) | 80 / 0 (0%) |
*somente alunos; #: alunos e professores
A próxima coleta será em 12/05/21! Importante lembrar que a testagem será oferecida periodicamente aos alunos e professores do curso em atividade presencial nos estágios, sendo a agenda da coleta (datas) divulgada pela Coordenação do Curso no site do curso (vide publicação de 23/04/21).
Toda comunidade universitária está trabalhando para que as restrições impostas pela pandemia não repercutam na continuidade dos estágios, e a colaboração dos alunos e professores do curso de medicina, participando dessa testagem periódica para SARS-CoV-2, faz parte dessa estratégia da universidade, por isso essa ação é importante para implantação imediata de medidas para diminuir os riscos de transmissão entre os alunos e professores em estágios e, também, entre os familiares dos nossos alunos e professores.
Contamos com os alunos do curso de medicina nesse enfrentamento contra a pandemia do COVID-19!!! Vamos usar também essa estratégia para diminuir o risco de transmissão da COVID-19 e, por isso, quando convocados, façam a testagem!
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)
O Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) retomou suas atividades do calendário acadêmico do ano de 2020, mas ainda somente na modalidade remota nesse momento, respeitando as orientações de enfrentamento à pandemia.
A regulamentação das atividades de ensino e o calendário acadêmico suplementar relativos ao ano letivo de 2020 foram aprovados, em 08/04/21, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR. Considerando o calendário acadêmico suplementar, as aulas do ano letivo de 2020 serão realizadas de 03 de maio a 14 de agosto de 2021.
Conforme é de conhecimento de nossa comunidade acadêmica, com a participação de discentes e docentes do curso, a Coordenação do Curso elaborou o ‘Plano de Recuperação da Integralização do Currículo’ do Curso de Medicina, a fim de vencer todo ano letivo de 2020 ainda durante esse ‘período de transição’ do calendário acadêmico suplementar.
O Colegiado do Curso de Medicina, em 22/04/21, aprovou as disciplinas que serão ofertadas, nesse período de transição, a fim de completar o ano letivo de 2020 em todos os períodos do curso. (Plano de Recuperação da Integralização do Currículo)
Com esse esforço coletivo da Coordenação do Curso, em conjunto com os departamentos, a fim de ofertar as disciplinas necessárias para que os alunos possam vencer todo ano letivo de 2020, no momento, está previsto um atraso mínimo de cerca de 6 (seis) meses para colação de grau de todas as turmas do curso e, por isso, os alunos devem também se planejar dentro dessa perspectiva de cronograma da universidade.
Os alunos do curso devem fazer a solicitação de matrícula nos dias 28 e 29 de abril (quarta e quinta-feiras), pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), conforme considerarem conveniente. A PROGRAD informou que por meio do SIGA os alunos podem ter ciência de todas as disciplinas que serão ofertadas nesse período de transição, ou seja, no período entre 28/04 e 29/04/21 todas as turmas ofertadas já estarão no SIGA para solicitação de matrículas, independentemente da sua data de início. Os alunos devem lembrar que, mesmo nesse período de transição, os pré-requisitos das disciplinas devem ser respeitados para que seja possível sua matrícula nas disciplinas ofertadas pelos departamentos, ou seja, “é obrigatório observar os pré-requisitos e os co-requisitos no ato da matrícula”.
No entanto, a grade horária suplementar do ano letivo de 2020, para atividades síncronas nesse período de transição, é diferente daquela do período regular, e foi aprovada pelo Colegiado do Curso em 22/04/21 (embora pequenas mudanças, como número de subturmas das disciplinas, puderam ser realizadas até 26/04/21) e, por isso, os alunos devem estar atentos aos horários das disciplinas. (Grade Horária Suplementar do ano letivo de 2020) Em caso de dúvidas, sugerimos também entrar em contato com os professores responsáveis pelas disciplinas, para receber orientação em relação aos horários das atividades síncronas, bem como, com os representantes de turma e o diretório acadêmico do curso (DANC), pois todos estão cientes do planejamento do curso para retomada do calendário acadêmico referente ao ano letivo de 2020.
O Colegiado do Curso de Medicina aprovou realizar a matrícula dos estudantes nas disciplinas de ‘Trabalho de Curso’ (TC), mas será necessário ter a anuência do professor orientador. O prazo para matrícula nas disciplinas de ‘TCs’ também se encerra em 29/04/21.
A UFPR tem disponibilizado tutorial para orientar aqueles que vão acessar o SIGA pela primeira vez, bem como os estudantes com dificuldade de acessibilidade (atendimento@ufpr.br; internet.emergencial@ufpr.br) e os portadores de necessidades especiais (napne@ufpr.br) também podem contar com o auxílio da PROGRAD.
Planeje bem a sua matrícula para que você possa realizar o ano letivo de 2020 da melhor maneira possível.
Desejamos ótimo retorno as atividades letivas de 2020!
Outras Informações:
– Mensagem da PROGRAD: https://www.youtube.com/watch?v=3hiYgkm8h_Q
– Sites da UFPR: Universidade Federal do Paraná (ufpr.br); www.prograd.ufpr.br
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)
Conforme informado previamente, o Setor de Ciências da Saúde, em parceria com o Setor de Ciências Biológicas (Departamento de Genética) e demais órgãos da UFPR, está oferecendo de forma gratuita a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR, por coleta de saliva, para ALUNOS ASSINTOMÁTICOS do 9º, 10º, 11º e 12º períodos do curso de medicina que estão realizando seus estágios durante a pandemia.
Também, atendendo ao pedido da Coordenação do Curso, por meio do Setor de Ciências da Saúde, será ofertada a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR também aos PROFESSORES ASSINTOMÁTICOS que estão, presencialmente, orientando os estágios do curso.
O monitoramento de pessoas assintomáticas é fundamental para avaliar a extensão da contaminação desta população, assim como a implantação imediata de medidas de isolamento para diminuir os riscos de transmissão, sendo tal medida amplamente divulgada para melhoria no controle desta doença.
A testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR será oferecida, em média, a cada 15 dias, na forma de ‘mutirão’, sendo a agenda oportunamente divulgada (vide abaixo as datas já divulgadas).
Seguem as informações para os alunos e os professores interessados em fazer parte do primeiro mutirão disponibilizado pela universidade:
– Datas: 28/04/21; 12/05/21; 26/05/21; 02/06/21 e 16/06/21 (QUARTAS-FEIRAS).
– Horário: 9:00 – 12:00 hs e 13:00 – 16:00 hs (as coletas serão realizadas somente com hora marcada)
– Local: Unidade Escola – Setor de Ciências da Saúde (Rua Padre Camargo 261)
– Agendamento: Deverá ser feito agendamento prévio, via preenchimento de informações em aplicativo pelo link https://forms.gle/5sw9yvjf3Fxc5zsH7 (o preenchimento do mesmo deve ser feito até as 20h do dia anterior a coleta).
– Dúvidas: testecovid19@ufpr.br
Como nas publicações anteriores (vide site do curso), destacamos que essa iniciativa é de testagem de assintomáticos, assim aqueles alunos e professores que apresentarem sintomas sugestivos de COVID-19 devem seguir os fluxos de atendimento, e coleta de exame confirmatório, estabelecidos para suspeita de contaminação pelo COVID-19, conforme divulgado previamente no site do curso (vide publicação de 05/01/21).
Lembramos, novamente, que todos, alunos e professores devem estar cientes sobre os riscos de contaminação, dentro e fora do âmbito da UFPR, e sobre isso, enfatizamos que todos devem manter os cuidados necessários para evitar a contaminação.
Como ainda estamos enfrentando a pandemia pelo COVID-19, alertamos que o uso de EPIs durante os estágios continua sendo obrigatório para todos (alunos e professores), e a falta do cumprimento dessa exigência pode causar o cancelamento do estágio pelo hospital para todos os alunos.
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)
A Coordenação do Curso de Medicina recebeu representantes dos alunos do 1o ao 7o períodos, e do diretório acadêmico (DANC), em reunião que ocorreu em 24/03/21. A reunião tratou do planejamento da oferta de disciplinas do curso após o término dos períodos especiais, durante o ‘período de transição’ que vai ocorrer após a retomada do calendário acadêmico de 2020, de receber as demandas dos alunos e de esclarecer suas principais dúvidas.
Inicialmente, cada representante de turma foi ouvido, e houve a oportunidade para que todos apresentassem as demandas que julgaram específicas para tornar possível integralizar toda a carga horária do curso em suas turmas, durante esse período de transição do calendário acadêmico.
Os representantes dos alunos foram esclarecidos sobre como o Curso de Medicina tem caminhado durante a pandemia, especialmente contextualizando que foram ofertadas mais de 90% das disciplinas do curso aos alunos do 1o ao 8o períodos, se considerados os dois períodos especiais. Contudo, no caso de retorno do calendário, existe prioridade em garantir a oferta das mesmas disciplinas que os alunos estavam matriculados no momento da suspensão do calendário, e que não foram vencidas pelos alunos durante os períodos especiais, desde que respeitadas as restrições impostas pela pandemia.
A ‘retomada do calendário acadêmico’ da universidade, prevista para ocorrer em breve, não significa que todas as atividades presenciais serão retomadas, mas que está sendo programado um calendário suplementar que vai permitir que ocorra esse período de transição, sendo possível a oferta de disciplinas de forma remota ou híbrida (somente se a pandemia permitir!). E, após esse período de transição, espera-se que as disciplinas do curso sejam ofertadas de forma mais próxima ao aprovado no Projeto Pedagógico do Curso, pois seria ideal as turmas seguirem a versão original do currículo conforme aprovada no CEPE (publicados no site do curso). Os alunos foram esclarecidos que, mesmo nesse planejamento, os pré-requisitos das disciplinas devem ser respeitados para que seja possível sua matricula nas disciplinas ofertadas pelos departamentos, ou seja, “é obrigatório observar os pré-requisitos e os co-requisitos no ato da matrícula”.
Os alunos foram esclarecidos sobre ‘integralização curricular’, para que fosse possível entender que, em sua maioria, as turmas conseguiram progredir de período no curso, pois completaram diversas disciplinas ao final dos períodos especiais. Os representantes ficaram cientes que isso poderá ser visualizado pelos alunos no SIGA, especialmente após a retomada do calendário acadêmico, e que, por exemplo, as declarações de matriculas emitidas pelo curso seguem a integralização apontada no SIGA.
Com a suspensão do calendário acadêmico na universidade, pelas restrições impostas pela pandemia, no momento, está previsto um atraso mínimo entre 6 (seis) a 9 (nove) meses para colação de grau de todas as turmas do curso e, por isso, os alunos devem também se planejar dentro dessa perspectiva de cronograma da universidade.
A Secretaria da Coordenação do Curso esclareceu, novamente, que não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED durante o período da pandemia do COVID-19, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail ou mensagem de WhatsApp. A secretaria tem procurado responder, assim que possível, as demandas dos alunos, porém a coordenação espera contar com a colaboração dos representantes de turma para que não sejam estimulados ou formalizados pedidos notoriamente inviáveis de serem atendidos, a fim de que a coordenação possa cuidar de forma satisfatória as reais demandas, sobretudo nesse momento difícil de pandemia.
Os representantes de turma relataram, novamente, suas expectativas em relação as disciplinas que serão ofertadas durante o período de transição e a coordenação do curso também respondeu as principais dúvidas. A coordenação do curso informou que ainda está sendo elaborado o planejamento para oferta das disciplinas nesse período de transição (‘Plano de Recuperação de Integralização Curricular’), que na última reunião do colegiado do curso foram realizadas algumas deliberações para esse planejamento, mas que as demandas informadas hoje pelos alunos serão também, dentro do possível, incorporadas ao planejamento, e que está agenda reunião com a PROGRAD para esclarecimentos sobre a Minuta da Resolução que trata desse período de transição. Os representantes dos alunos foram informados que as demandas relativas aos 5o, 6o, 7o e 8o períodos parecem de mais fácil incorporação em comparação com as do 1o, 2o, 3o e 4o períodos, por diferentes motivos, mas que serão consultados os departamentos que ofertam as disciplinas, especialmente, após a aprovação da resolução do CEPE que trata da retomada do calendário acadêmico, para verificar se será possível incorporar também essas demandas ao planejamento da coordenação.
Os alunos foram esclarecidos que as informações prestadas podem sofrer alterações em função de mudanças de regulamentação, resoluções, portarias e leis, bem como pela retomada integral do calendário acadêmico, caso a situação da pandemia se agrave, entre outras.
A reunião foi finalizada pedindo a colaboração dos representantes de turma, com paciência e empatia, especialmente nesse momento difícil do curso, e que todos contam que os representantes se juntem em coro com a coordenação do curso (e também com o diretório acadêmico), especialmente esclarecendo todos os alunos da turma sobre o andamento do curso, evitando assim, demandas com informações que não correspondem a realidade do curso de medicina nesse momento.
Esperamos que esse grande esforço coletivo durante a pandemia viabilize o aprendizado da boa medicina por todos os alunos do curso!
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)