PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CURSO DE ODONTOLOGIA – 2024/2026
Apresentação
O curso de Odontologia foi criado no dia 19 de dezembro de 1912, junto com a fundação da Universidade Federal do Paraná. Em 1914, dois anos após o inÃcio das aulas, 10 estudantes da primeira turma formaram-se cirurgiões-dentistas. Desde então, num perÃodo de 107 anos, já foram formadas mais de 151 turmas.
O curso de Odontologia está inserido no Setor de Ciências da Saúde. Doze departamentos ofertam disciplinas ao curso, a saber: departamento de Anatomia, de Fisiologia, de Biologia Celular, de Farmacologia, de Genética, de Patologia Básica, de BioquÃmica e Biologia Molecular, de Psicologia, de Medicina Forense e Psiquiatria, de Saúde Coletiva, de Estomatologia e de Odontologia Restauradora.
Desde 1997 o curso funciona na sub-sede do Setor de Ciências da Saúde, no campus universitário III da UFPR, na Avenida Prefeito Lothário Meissner, n. 632, bairro Jardim Botânico, em Curitiba,no estado do Paraná. Neste endereço, em prédio próprio, estão localizadas três clÃnicas odontológicas, o centro cirurgico, o pronto-atendimento, os laboratórios odontológicos, o banco de dentes, a central de esterilização, as salas dos professores e os armários dos estudantes. As aulas presenciais e as atividades administrativas são desenvolvidas no bloco didático I, onde estão localizadas as salas de aula, o centro acadêmico, a biblioteca, dois grandes auditórios, o laboratório de informática, as secretarias da coordenação da graduação, da pós-graduação e dos departamentos de Estomatologia e Odontologia Restauradora.
Nos primeiros semestres do curso a maioria das aulas é ministrada nos auditórios e laboratórios no campus universitário Centro politécnico, no Setor de Ciências Biológicas.
Missão do curso de Odontologia (o que se propõe a fazer)
Formar cirurgiões-dentistas generalistas, com perfil humanista, ético, crÃtico e reflexivo para atuar na prática odontológica em todos os nÃveis de atenção à saúde, com base no saber técnico e cientÃfico contemporâneo e proativo na busca contÃnua do seu conhecimento. Ainda, formar profissionais capazes de atuar nas necessidades e agravos da saúde bucal da população de forma inter e transdisciplinar, em equipe e ou individualmente, respeitando os preceitos legais, dirigindo sua atuação com liderança e empreendedorismo para a transformação da sua realidade local em benefÃcio da sociedade.
Visão do curso de Odontologia (o que se pretende no futuro)
Ser reconhecido nacionalmente como um curso de excelência no ensino odontológico, com conceito máximo nas avaliações do Enade.
Objetivos do curso de Odontologia
- Ter um Projeto Pedagógico moderno, bem estruturado e que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Odontologia;
- Formar profissionais generalistas, com habilidades técnicas fortemente desenvolvidas para uma prática clÃnica de qualidade, com saber cientÃfico que o incentive ao aprimoramento constante.
- Formar profissionais imbuÃdos de valores éticos e de sensibilidade humanÃstica, que norteiem seu relacionamento com o outro e que possam promover mudanças para o aperfeiçoamento da vida em sociedade.
- Incentivar os estudantes a conhecer a realidade do meio em que vivem, despertando-os para análise crÃtica das circunstâncias que levam à prevalência de doenças bucais, o que deverá resultar na consciência social requerida do profissional da área de saúde.
- Despertar nos estudantes a percepção da Odontologia como prática de promoção de saúde em detrimento da visão de uma profissão que vise, exclusivamente, a reparação de danos causados pela doença;
- Contribuir para a compreensão, interpretação e preservação das culturas nacionais e regionais em um contexto de pluralismo e diversidade cultural;
- Estimular o interesse dos estudantes pela investigação cientÃfica.
Metas a curto prazo:
- Realizar a implantação do novo currÃculo do curso de Odontologia;
-  Introduzir a curricularização da extensão no curso de Odontologia;
-  Adequar ao Curso às novas normas da Comissão de Orientação Acadêmica, segundo as normas gerais da Universidade;
-  Estimular docentes e discentes a utilizarem o acervo bibliográfico digital na plataforma Minha Biblioteca;
- Estimular a integração entre graduação e pós-graduação;
- Contribuir na captação de recursos para melhoria do ensino odontológico, por meio da apresentação de projetos aos órgãos de fomento e editais internos da UFPR.
- Contribuir na captação de recursos para adequação da infraestrutura fÃsica, manutenção de equipamentos existentes e aquisição de novos equipamentos, por meio da apresentação de projetos aos órgãos de fomento e editais internos da UFPR.
- Contribuir para a realização da Semana Acadêmica no Curso da Odontologia.
- Manter diálogo com o Centro Acadêmico de Odontologia.
Metas a médio prazo:
- Estimular a atualização do acervo bibliográfico fÃsico;
- Auxiliar na captação de recursos para aquisição de simuladores para o ensino odontológico;
- Estimular a integração entre graduação e pós-graduação;
- Apoiar o desenvolvimento de projetos para a readequação e construção, caso seja necessário, de vestiários, lavanderia, salas para instalação de simuladores odontológicos, novas clÃnicas odontológicas, novos laboratórios e salas de aula adaptadas para o uso de metodologias ativas;
- Ampliar os convênios com os municÃpios e os serviços de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos diferentes pontos e nÃveis de atenção à saúde bucal;
- Apoiar os departamentos na captação de recursos para adequação da infraestrutura fÃsica, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos por meio de editais de órgãos de fomento.
Metas a longo prazo:
- Estimular a integração entre graduação e pós-graduação;
- Contribuir na captação de recursos para ampliação da infraestrutura fÃsica, por meio da apresentação de projetos aos órgãos de fomento e editais internos da UFPR;
- Incentivar a mobilidade acadêmica nacional e/ou internacional (intercâmbios);
- Ampliar os convênios com os municÃpios e os serviços de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos diferentes pontos e nÃveis de atenção à saúde bucal;
- Estimular o ensino odontológico inovador, com uso tecnologias como o uso de simuladores de realidade virtual e uso de softwares no curso de Odontologia.
Comissão de Planejamento Estratégico: Profa Dra Maria Isabel Anastacio Faria De França e Profa. Dra. Andressa Carla Obici.