Modelo do Projeto de Pesquisa – Clique aqui
Recomendações para autoavaliação e identificação pelo pesquisador responsável e equipe dos BENEFÍCIOS da pesquisa:
Recomenda-se ao pesquisador responsável/principal (professor orientador com vínculo com a UFPR) e aos colaboradores a reflexão contida dos benefícios da pesquisa ante o objeto de sua pesquisa, especialmente em relação aos seguintes pontos tratados neste documento, e que sintetizam os parâmetros das Resoluções CNS 466/2012 e 510/2016.
Essas recomendações não excluem a possibilidade de o pesquisador responsável/principal e seus colaboradores estimarem outras dimensões de benefícios envolvidas na especificidade da pesquisa realizada.
1 – Identificação de benefícios
Para a identificação dos benefícios de uma pesquisa envolvendo seres humanos a recomendação geral é a de que se reflita sobre o alcance do maior número possível de benefícios durante e após os estudos e interações.
É importante considerar os aspectos comunitários e sociais dos benefícios da pesquisa.
As orientações deste ponto são centrais e devem ser pensadas em conjunto com os tópicos especiais adiante discutidos.
a) Qual o proveito DIRETO o participante e/ou sua comunidade poderão obter com a participação na pesquisa?
Ex.: Ao participar de uma pesquisa sobre água tratada e saúde bucal o participante se beneficia diretamente com a ingestão de água seguramente potável que lhe é fornecida durante a realização da pesquisa.
b) Qual o proveito INDIRETO o participante e/ou sua comunidade poderão obter com a participação na pesquisa?
Ex.: Ao participar de uma pesquisa sobre água tratada e saúde bucal o participante se beneficia indiretamente com a realização de exames para identificar doenças por ingestão de água contaminada.