Comitê de Ética em Pesquisa CEP/SD

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Pendência Ética

Pendências Éticas

 

  1. Na elaboração do projeto:
    1. Recrutamento dos participantes – deve ser informado como os participantes serão recrutados, por quem, em que momento; a abordagem deve ser feita de tal forma a não constranger o potencial participante.
    2. Cronograma de execução – cuidar com as datas de início levando em consideração o tempo para análise pelo CEP, a possibilidade de pendência e que o estudo só pode ser iniciado após aprovação final na PB.
    3. Instituição Proponente e Instituição Coparticipante – verificar definições no manual e na página do CEP.
    4. Avaliação inadequada de riscos e benefícios – considerar os riscos, os benefícios e formas de minimizá-los. Informar se os benefícios são diretos ou indiretos.
    5. Solicitação de Dispensa da tomada de TCLE – justificativa deve ser bem embasada. Identificar e justificar a impossibilidade de contato quando for o caso.
    6. Pesquisas em prontuários – cuidados com sigilo, confidencialidade, dados as serem obtidos; como e quem terá acesso ao prontuário.
    7. Casuística – verificar o conceito, conforme a orientação referida no roteiro do projeto, para evitar confundir com o N amostral.
    8. Folha de Rosto incompleta ou inadequadamente preenchida.
    9. Cuidados quando os participantes constituem grupo Vulnerável – crianças, idosos, institucionalizados, indígenas, populações isoladas, minorias
    10. Análise de Mérito –  deverá ser preenchida pelo pesquisador responsável pela pesquisa,  realizada de acordo com o modelo deste comitê. Importante: As análises de mérito solicitadas pelos departamentos para aprovação do projeto em seus conselhos não substituem a Análise de Mérito do CEP.
    11. Critérios de Inclusão e Exclusão descritos de maneira insuficiente para compreensão.

 

  1. TCLE e TALE:
    1. Inadequações de redação – termos de difícil compreensão
    2. Endereço físico para contato não informado.  É recomendável que seja infotrmado o endereço COMERCIAL.
    3. TCLE/TALE já assinado pelo pesquisador
    4. Informações que não se aplicam ao projeto apresentado (itens devem ser retirados dos modelos)
    5. Riscos – considerar que toda a pesquisa pode impor um risco ao participante , quer seja mínimo ou insignificante, até alto. Considerar a possibilidade de danos eventuais e suas categorias (psicológica, emocional) .
    6. Benefícios – considerar que algum benefício a pesquisa deve trazer, ainda que indireto ao participante
    7. Metodologia da pesquisa descrita de maneira inadequada ou   insuficientemente clara.

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