Este catálogo sistematiza e organiza os dados sobre o Curso de Terapia Ocupacional, do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, que nesse ano completa seu 15º ano de criação, tendo formado onze turmas, com ampliação de vagas e abertura do curso noturno.
O Curso de Terapia Ocupacional tem buscado oferecer um currículo atualizado, dentro dos avanços da profissão e das necessidades e demandas da sociedade brasileira. Sendo assim, desde sua criação, foram feitos alguns ajustes no currículo original, de modo a atender a essa meta.
Nesta edição contextualizamos a universidade, a trajetória histórica do curso, a descrição da proposta pedagógica atual com seus princípios norteadores, estágios curriculares, Trabalho de Conclusão de Curso, atividades formativas e complementares, ementário das disciplinas, as ações de cooperação e intercâmbio internacional.
Apresentamos o corpo docente do Curso envolvendo vários Departamentos, entre eles, o Departamento de Terapia Ocupacional, os gestores do curso no período de 2001 a 2015 e o Grupo de Pesquisa de Terapia Ocupacional
Na sequência constam a descrição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde e o Programa da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFPR.
Pretendemos dar continuidade com essa publicação à divulgação dos trabalhos a toda comunidade acadêmica acerca do Projeto Pedagógico e as atividades do Curso e Departamento, assim como favorecer a integração dos diversos atores nesse contexto e promover o intercâmbio entre universidades e outras instituições.
Agradecemos o empenho e a dedicação de todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, na elaboração deste catálogo, aos estudantes, aos secretários e aos professores do Curso de Terapia Ocupacional.
Expressamos nossos especiais agradecimentos as professoras Regina Célia Titotto Castanharo e Ana Beatriz Zimmermann, ao secretário do Departamento de Terapia Ocupacional, Caiubi Martins Dysarz, e ao estudante Gustavo Bernardi Pereira.
O link abaixo dá acesso ao material em sua íntegra: