Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PICDTI/PRPPG/UFPR
O PICDTI é embasado na Resolução Normativa 017/2006 CNPq, de 13 de Julho de 2006, Resolução 46/03 CEPE/UFPR, de 23 de Maio de 2003, Resolução 27/08 CEPE/UFPR, de 27 de Junho de 2008 e Resolução do COUN 37/04, de 10 de Maio de 2004 e constituído pelos programas institucionais de bolsas:
I – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC;
II – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas – PIBIC – Af;
III – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI; e,
IV – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Educação Profissional – PIBIC EM.
O PICDTI é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, médio e educação profissional.
O PICDTI promove editais anuais dos Programas Institucionais de Bolsas e realiza anualmente o Encontro de Iniciação Científica – EVINCI e o Encontro de Iniciação Tecnológica – EINTI.
Objetivos do Programa
1. Incentivar a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa, para que desenvolvam o pensamento científico e criatividade e aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação sob a orientação de pesquisadores qualificados;
2. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica;
3. Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação em atividades científicas, de inovação tecnológicas, profissionais e artístico-culturais;
4. Qualificar recursos humanos para os programas de pós graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo;
5. Contribuir para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores;
6. Estimular o aumento da produção científica; e,
7. Possibilitar interação entre Ensino Médio-Graduação-Pós graduação.
Histórico do Programa
As bolsas de Iniciação Científica no Brasil surgiram no ano de 1951, desde a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Na Universidade Federal do Paraná o Programa de Iniciação Científica, gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi criado no ano de 1991, com a oferta de 150 bolsas provenientes do CNPq.
A partir de sua criação, o Programa de Iniciação Científica da UFPR vem paulatinamente sendo modernizado com avanços, na criação de novos Programas Institucionais de Bolsas, realização de Evento Científico.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE O SITE DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO