Terapia Ocupacional

Requerimentos

Devido ao trabalho remoto emergencial, requerimentos para a Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional que não são realizados via SIGA, deverão ser impressos, assinados e encaminhados digitalizados para o e-mail terapiaocupacional.saude@ufpr.br.

Matrícula em disciplinas eletivas

  • O que é?
    • Alunos matriculados em cursos de graduação da UFPR, interessados no enriquecimento de sua formação cultural, poderão matricular-se em disciplinas eletivas, atendidas as seguintes condições:
      • haver vaga na turma;
      • não ser disciplina do seu curso (alunos da Terapia Ocupacional, conferir na página Matriz Curricular (a partir de 2017) ou Currículo Antigo (até 2017));
      • não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito, ressalvada a possibilidade de dispensa prevista no artigo 56 desta Resolução;
      • não acarretar excesso de carga horária semanal, ou seja, o aluno não poderá exceder oito (08) horas de aula diárias e/ou quarenta (40) horas semanais, entre as disciplinas curriculares e as eletivas.
  • Fluxo:
    • O requerimento de matrícula em disciplina eletiva será protocolado no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), nos prazos estipulados no Calendário Acadêmico, mediante a apresentação do formulário padrão de autorização de matrícula já preenchido pelo Departamento responsável pela disciplina e pela Coordenação do Curso do aluno, em que conste, se for o caso, dispensa de pré e/ou co-requisito.
  •  Formulário

 

Cancelamento de Matrícula em Disciplina

  • O que é?
    • Antes de decorrida a metade do período letivo, será permitido o cancelamento de matrícula em disciplinas em que o aluno estiver matriculado, observados os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
    • Não será admitido mais de um (01) cancelamento de matrícula na mesma disciplina, exceto por motivo de doença ou força maior, devidamente comprovado e aceito pelo Colegiado do Curso.
  • Fluxo:
    • O Cancelamento de Matrícula em Disciplinas pelo SIGA deverá ser solicitado nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
    • Se o cancelamento implicar carga horária semanal abaixo do limite mínimo fixado pelo currículo, o aluno deverá apresentar autorização expressa da Coordenação do Curso, não podendo o aluno, em hipótese alguma, zerar sua matrícula em qualquer semestre letivo (V. artigo 119), sob pena de ter o seu registro acadêmico cancelado.

 

Equivalência de disciplina

O que é?

  • Entende-se por equivalência em disciplina junto ao registro ativo do aluno na UFPR, a isenção da obrigatoriedade de cursar uma disciplina por haver sido aprovado em disciplina com conteúdo programático idêntico ou semelhante ou de conteúdo relevante para a formação profissional, cursada em outro registro, currículo, curso ou instituição de ensino superior.
  • Essa disciplina pode ter sido cursada na UFPR ou em outra Instituição de Ensino Superior.
  • Resolução 92/13‐CEPEestabelece que o aluno só pode solicitar equivalência de disciplinas uma vez: por ocasião do ingresso na UFPR e, quando for o caso, NO RETORNO DE INTERCÂMBIO na Coordenação do curso.
  • Para alunos que retornam de intercâmbio, estes DEVEM fazer o pedido de suas equivalências logo após o seu retorno.
  • O calendário acadêmico estabelece o prazo final para solicitação das equivalências de disciplinas.
  • As equivalências são registradas sem a nota ou o conceito.

No caso de créditos obtidos por meio de convênio:

  • O aluno de curso de graduação da UFPR que se beneficiar de convênios, termos de cooperação, ou quaisquer outros mecanismos de intercâmbio celebrados com outras Universidades, nacionais ou estrangeiras, poderá ter validada, pelo Colegiado de Curso, as disciplinas cursadas na instituição convenente, DESDE QUE ESTEJA ESTABELECIDA no Plano de Estudos previamente aprovado pela Coordenação de Curso no momento da saída para o intercâmbio.
  • A coordenação do curso deverá aprovar o Plano de Estudos antes da saída do aluno.

Critérios para equivalência:

  • Os critérios para equivalência serão (INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/14 – PROGRAD):
  • No caso da carga horária total da disciplina cursada ser inferior à carga horária do conteúdo daquela à que se pede equivalência, será observada a frequência que consta no histórico escolar apresentado devendo a frequência ser no mínimo 75% da carga horária da disciplina pretendida.
  • Não será concedida equivalência se a carga horária efetivamente obtida pelo aluno (Carga Horária da Disciplina na IES de origem multiplicado pela frequência) for inferior a 75% da carga horária daquela que se pede equivalência;
  • O conteúdo da disciplina cursada deve corresponder a, pelo menos, 75% do conteúdo daquela a que se pede equivalência.
  • A análise do conteúdo programático das disciplinas deverá considerar a correspondência dos tópicos e títulos da ementa, bem como as semelhanças na terminologia (nos pontos) do programa aprovado para a disciplina conforme a bibliografia utilizada, bem como as suas variações e atualizações;
  • A equivalência de uma disciplina poderá ser resultante de uma ou mais disciplinas;
  • Uma disciplina poderá resultar na concessão de equivalência para mais de uma disciplina; e
  • A disciplina deve ter sido cursada nos últimos 10 (dez) anos, sendo que a contagem do tempo deverá considerar o período entre o término da disciplina concluída conforme documento comprobatório (histórico escolar) apresentado e o início do período letivo, definido no Calendário Acadêmico da UFPR. Essa restrição somente será aplicada aos pedidos de equivalência de disciplina dos ingressantes na UFPR a partir do ano letivo de 2015.
  • Fluxo:
    • A solicitação de equivalência de disciplinas deverá ser feita pelo SIGA, observados os prazos do Calendário Acadêmico.

 

Aproveitamento de Conhecimento

  •  O que é?
    • Entende-se por aproveitamento de conhecimento a atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta).
    • Terá direito a exames de aproveitamento de conhecimento o aluno que tenha sido reprovado na disciplina, pelo menos uma vez, somente por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%.
    • O aluno poderá solicitar no máximo dois exames de aproveitamento de conhecimento por semestre.
    • O aluno poderá solicitar uma única vez exame de aproveitamento de conhecimento em uma mesma disciplina.
    • Não será permitida a solicitação de exame de aproveitamento de conhecimento por um aluno regularmente matriculado na disciplina no mesmo semestre.
    • Não se aplica o exame de aproveitamento de conhecimento às disciplinas de Estágio, de Trabalho de Conclusão de Curso, Prática Específica e as disciplinas excluídas pelo Colegiado do Curso.
  • Fluxo:
    • O aluno deve solicitar pelo SIGA, atendendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Disciplinas que Permite Solicitação de Aproveitamento de Conhecimento

BA051 ANATOMIA HUMANA I
BA052 ANATOMIA HUMANA II
BC068 BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL
BF091 FISOLOGIA APLICADA À TERAPIA OCUPACIONAL
BP076 PATOLOGIA GERAL
BQ066 BIOQUÍMICA PARA TERAPIA OCUPACIONAL
HC656 SOCIOLOGIA DA MEDICINA E DA SAÚDE
HP298 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE I
MC601 ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PARA TERAPIA OCUPACIONAL
MF061 PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO
MS108 SAÚDE E SOCIEDADE
MS109 ERGONOMIA
STO146 DIVERSIDADE E CONTEXTOS
STO148 INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONAL
STO147 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO E DA PESQUISA I
STO156 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

 

Trancamento de Curso

  •  O que é?
    • Desde que tenha cursado e sido aprovado em pelo menos uma (01) disciplina obrigatória ou optativa do currículo do seu curso na UFPR sob seu atual registro, o aluno poderá solicitar à Coordenação do Curso  o trancamento do seu curso, pelo prazo de até dois (02) semestres letivos consecutivos.
    • Um segundo ou terceiro trancamento de curso, por até mais dois (02) semestres letivos, poderão ser requeridos pelo aluno junto à Coordenação do Curso, mediante apresentação de justificativa documentada do aluno, devendo ser julgado pelo Colegiado do Curso, dentro dos prazos previstos no Calendário Acadêmico.
    • Nos casos em que o aluno não possua uma disciplina cursada e aprovada
      na UFPR, excepcionalmente, por motivo relevante, poderá ser requerido o trancamento de curso, devendo o Colegiado do Curso julgar o mérito do requerimento, devidamente justificado e documentado.
  • Fluxo:
    • O aluno deve solicitar pelo SIGA, atendendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico

 

Destrancamento de Curso

  • O que é?
    • Poderá ser readmitido, mediante matrícula regular na Coordenação dos Curso, nos prazos previstos no Calendário Acadêmico, o aluno que haja interrompido seu curso por trancamento, desde que não tenha ultrapassado o prazo máximo de 2 semestres letivos consecutivos.
    • O aluno que solicitou trancamento de curso pelo período de 1 ano e quiser regressar, pode destrancar o curso em um semestre letivo, atendendo os prazos do Calendário Acadêmico.
  • Fluxo:
    • O aluno deve solicitar pelo SIGA, atendendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

 

Adiantamento de Conhecimento

  •  O que é?
    • Entende-se por adiantamento de conhecimento a atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta).
  • Fluxo:
    • Os exames de adiantamento de conhecimento deverão ocorrer por requerimento fundamentado do aluno feito pelo SIGA, atendendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
    • O Requerimento deverá ser acompanhado de documentos comprobatórios ou constituir-se de uma solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento de conteúdo.
    • Não será permitido o adiantamento de conhecimento a aluno regularmente matriculado na disciplina no mesmo semestre.

Disciplinas que Permite Solicitação de Adiantamento de Conhecimento

BA051 ANATOMIA HUMANA I
BA052 ANATOMIA HUMANA II
BC068 BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL
BF091 FISOLOGIA APLICADA À TERAPIA OCUPACIONAL
BP076 PATOLOGIA GERAL
BQ066 BIOQUÍMICA PARA TERAPIA OCUPACIONAL
HC656 SOCIOLOGIA DA MEDICINA E DA SAÚDE
HP298 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE I
MC601 ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PARA TERAPIA OCUPACIONAL
MF061 PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO
MS108 SAÚDE E SOCIEDADE
MS109 ERGONOMIA
STO146 DIVERSIDADE E CONTEXTOS
STO148 INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONAL
STO147 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO E DA PESQUISA I
STO156 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

Exercícios Domiciliares

  • O que é?
    • Será permitido aos alunos amparados pelo Decreto-Lei nº 1044/69 e aos alunos em estado de gravidez, nos termos da Lei nº 6202/75, substituir a freqüência às aulas por exercícios domiciliares, sempre que a Coordenação do Curso, mediante consulta ao Departamento que ministra a disciplina, se for o caso, entender como compatíveis com o estado de saúde do requerente, com a natureza da disciplina e com as possibilidades da Instituição.
  • Fluxo:
    • O aluno ou seu representante deverá encaminhar via email à Coordenação do curso, no prazo de até cinco 5 (cinco) dias úteis contados do início do impedimento, o Requerimento de Regime Especial de Exercício Domiciliar juntamente com o Atestado Médico constando nome do aluno, CID, prazo necessário de afastamento das atividades acadêmicas, nome e número de registro do médico no CRM (ou registro equivalente, conforme legislação vigente).
  • Requerimento de Regime Especial de Exercício Domiciliar

Dispensa de Pré-requisitos

  • Fluxo:
    • O aluno deve preencher o Requerimento de Dispensa de Pré-requisito, com documentação comprobatória anexa, e encaminhar à Coordenação do Curso, atendendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
  • Requerimento de Dispensa de Pré-requisito

Antecipação de Colação de Grau

  • O que é?
    • Por colação de grau antecipada, entende-se a cerimônia de Colação de Grau facultada ao aluno com curso integralizado que ocorre previamente às solenidades de Colação de Grau dos cursos de graduação da UFPR.
    • A Colação de Grau antecipada é de natureza excepcional e reveste-se de caráter de necessidade, devendo ser seu requerimento justificado, mediante comprovação inclusive, e aplicável aos seguintes casos:
      • posse em cargo público mediante a aprovação em concurso público;
      • efetivação em cargo de empresa da iniciativa privada;
      • inscrição ou matrícula em Programas de Pós-graduação;
      • inscrição ou matrícula em Programa de Residência Multiprofissional;
      • estudantes de convênios internacionais com necessidade de retorno ao país de origem antes da data prevista para a solenidade de colação de grau; e
      • transferência ex officio do aluno ou do responsável, cônjuge ou companheiro.
  • Fluxo:
    • O aluno deve preencher o Requerimento de Antecipação de Colação Grau, com documentação comprobatória anexa, e encaminhar à Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional até 15 dias úteis antes da data solicitada para a Colação de Grau Antecipada.
  • Requerimento de Antecipação de Colação de Grau

 

Solicitação de 2ª via do diploma

O que é:

  • Em caso de extravio, roubo, ou outro motivo que necessite solicitar a 2ª via do diploma.

Fluxo:

  • Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE DIPLOMA;
  • Gerar a GRU, conforme orientações;
  • Encaminhar para o email da coordenação (terapiaocupacional.saude@ufpr.br), o requerimento preenchido e assinado, juntamente com cópia autenticada dos documentos indicados no requerimento (Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, cópia autenticada do RG) e cópia da GRU e comprovante de pagamento.
  • A documentação deve ser encaminhada com 5 dias úteis antes de finalizar o mês em que foi realizado o pagamento da GRU, pois precisamos encaminhar a documentação ao Setor de Diplomas no mesmo mês do pagamento da GRU.

Requerimento Geral

  • Para outros requerimentos encaminhados à Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional, usar o seguinte Requerimento Geral:
  • Para outros requerimentos encaminhados a outras unidades da UFPR, incluído o Departamento de Terapia Ocupacional, usar o Requerimento Geral disponível em:

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