Terapia Ocupacional

Projeto Pedagógico do Curso – PPC

PERFIL DO CURSO

A identidade do curso expressa o entendimento das populações atendidas pelo terapeuta ocupacional, a saber:

  1. do homem como ser ocupacional (singular-coletivo-plural-contextual), contemplando sua diversidade e demandas biológicas, psicológicas, espirituais, socioculturais e ecológicas;
  2. do mundo enquanto espaço/ambiente onde esse ser ocupacional é concebido, desenvolve suas habilidades e competências, transforma e é transformado no decorrer de sua existência para a autossatisfação e vida em sociedade;
  3. as atividades humanas, entendidas como ocupações, atividades da vida diária ou fazeres cotidianos, articulam esse ser ocupacional à dimensão singular-coletivo-plural no percurso de toda a sua existência;
  4. da diversidade de recursos, estratégias e instrumentos que podem ser utilizados pelo terapeuta ocupacional em sua prática profissional, construídos e em construção no percurso histórico de desenvolvimento e evolução da Terapia Ocupacional.

A formação se propõe a ser generalista, crítica e reflexiva pautada em saberes e práticas alicerçados na perspectiva da ciência, das novas tecnologias e do campo profissional, de modo pertinente e contextualizado a partir da articulação entre o singular e plural, micro e macro, local e global.

Há uma multiplicidade de saberes e práticas envolvidos no processo formativo e diferentes cenários de ensino-aprendizagem que integram atividades de ensino-pesquisa-extensão, em acordo com as possibilidades de nossa Universidade e os parâmetros curriculares nacionais e internacionais.

O currículo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional contempla as diferentes visões, perspectivas, paradigmas que buscam compreender o homem, a sociedade, os processos saúde doença, de inclusão/exclusão social; de forma a planejar, gerenciar e prestar assistência e cuidado a indivíduos e coletivos que, em certa medida, influencia a forma de fazer ciência e evoluir no campo da prática profissional.

Este currículo foi elaborado a partir da especificidade da Terapia Ocupacional e norteado pelo objeto de estudo, investigação e intervenção da profissão num caráter relacional com outros campos do conhecimento e práticas profissionais.

Vale notar que, como apresenta Feriotti (2013), ao analisar o contexto de transição paradigmática da saúde e da ciência pela perspectiva da teoria da complexidade, o objeto de estudo da Terapia Ocupacional ganhou diferentes tratamentos, dependendo do contexto filosófico, cultural, científico e histórico de produção de conhecimento a partir do qual foi interpretado.

A concepção de “atividade humana” recebeu, no curso de desenvolvimento da profissão, diferentes enfoques, classificações e nomenclaturas (ação, fazer humano, práxis, ocupação, cotidiano, afazeres diários, dentre outros), estando, portanto, relacionada a diferentes teorias e métodos. Isso se explica porque, por sua complexidade, ela abre um vasto campo de estudo e de abordagens teóricas e técnicas, podendo ser vista através de diferentes facetas, ângulos e pontos de vista (Feriotti, 2013, p. 46).

Isto posto, o currículo baseia-se nas seguintes premissas:

  • O ser humano como um ser ocupacional-relacional-contextual
  • A ocupação humana- ação humana- fazer humano- cotidiano enquanto objeto de investigação, avaliação e intervenção no campo de Terapia Ocupacional.
  • A ocupação humana- ação humana- fazer humano- cotidiano como mediadores do desenvolvimento e conhecimento humano, tendo em vista os aspectos inerentes ao envolvimento em diferentes atividades e contextos de vida.
  • A participação e o envolvimento em atividades/ocupações como forma de expressão do homem e como potência para construção de processos existenciais, projetos de vida em direção à autonomia individual e coletiva. Assim como suas influências no estabelecimento de significado para vida no âmbito individual e coletivo.
  • O terapeuta ocupacional como agente de processos de mudança junto a indivíduos e coletivos.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO VERSÃO 2024

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO VERSÃO 2017

 

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Universidade Federal do Paraná

Terapia Ocupacional
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Horário de Atendimento do Departamento de Terapia Ocupacional:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h


CONTATOS:
Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional
Clínica Escola de Terapia Ocupacional
Departamento de Terapia Ocupacional

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Terapia Ocupacional
Av. Prefeito Lothário Meissner
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Horário de Atendimento do Departamento de Terapia Ocupacional: De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h
CONTATOS:
Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional
Clínica Escola de Terapia Ocupacional
Departamento de Terapia Ocupacional

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Terapia Ocupacional

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR