PERFIL DO CURSO
A identidade do curso expressa o entendimento das populações atendidas pelo terapeuta ocupacional, a saber:
A formação se propõe a ser generalista, crítica e reflexiva pautada em saberes e práticas alicerçados na perspectiva da ciência, das novas tecnologias e do campo profissional, de modo pertinente e contextualizado a partir da articulação entre o singular e plural, micro e macro, local e global.
Há uma multiplicidade de saberes e práticas envolvidos no processo formativo e diferentes cenários de ensino-aprendizagem que integram atividades de ensino-pesquisa-extensão, em acordo com as possibilidades de nossa Universidade e os parâmetros curriculares nacionais e internacionais.
O currículo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional contempla as diferentes visões, perspectivas, paradigmas que buscam compreender o homem, a sociedade, os processos saúde doença, de inclusão/exclusão social; de forma a planejar, gerenciar e prestar assistência e cuidado a indivíduos e coletivos que, em certa medida, influencia a forma de fazer ciência e evoluir no campo da prática profissional.
Este currículo foi elaborado a partir da especificidade da Terapia Ocupacional e norteado pelo objeto de estudo, investigação e intervenção da profissão num caráter relacional com outros campos do conhecimento e práticas profissionais.
Vale notar que, como apresenta Feriotti (2013), ao analisar o contexto de transição paradigmática da saúde e da ciência pela perspectiva da teoria da complexidade, o objeto de estudo da Terapia Ocupacional ganhou diferentes tratamentos, dependendo do contexto filosófico, cultural, científico e histórico de produção de conhecimento a partir do qual foi interpretado.
A concepção de “atividade humana” recebeu, no curso de desenvolvimento da profissão, diferentes enfoques, classificações e nomenclaturas (ação, fazer humano, práxis, ocupação, cotidiano, afazeres diários, dentre outros), estando, portanto, relacionada a diferentes teorias e métodos. Isso se explica porque, por sua complexidade, ela abre um vasto campo de estudo e de abordagens teóricas e técnicas, podendo ser vista através de diferentes facetas, ângulos e pontos de vista (Feriotti, 2013, p. 46).
Isto posto, o currículo baseia-se nas seguintes premissas:
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO VERSÃO 2024
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO VERSÃO 2017